A empatia é uma característica fundamental das relações humanas, pois é o ato de entender os sentimentos e emoções de outros indivíduos.

Saber ouvir os problemas e dificuldades das pessoas ao seu redor, ser capaz de se colocar na situação deles, encorajar e apoiar e mostrar consideração pela experiência dos outros são sinais de empatia.

Pessoas empáticas são aquelas que por natureza são capazes de entender e entender outras pessoas, mesmo sem a necessidade de um vínculo prévio de amizade. Desde a empatia, permite que você estabeleça um link e uma conexão com as pessoas ao seu redor, mesmo que sejam desconhecidas.

É normalmente associado ao altruísmo , pois ao mostrar empatia, você mostra seu amor e preocupação por outras pessoas, sem esperar nada em troca. É um ato natural que não pode ser falsificado, mas pode ser colocado em prática para melhorar esse importante aspecto da sua inteligência emocional.

Benefícios de sentir empatia com o seu ambiente
Ao praticar freqüentemente a empatia, você poderá obter benefícios diferentes que, sem dúvida, representam uma melhoria para sua vida social, como:

Desfrute plenamente de todas as relações sociais (amigos, colegas e familiares)
Mostrar empatia com os outros também ajuda você a se sentir melhor consigo mesmo.

Facilita a resolução de conflitos, devido à capacidade de entender os vários pontos de vista e sentimentos que originaram a disputa.

Aumente seu carisma e atratividade para as pessoas do seu círculo social, que o percebem como alguém confiável, compreensivo e acessível.

Isso ajuda você a ser mais respeitoso com os outros, pois está aberto a entender e entender o ponto de vista ou o raciocínio deles.

Por ser empático, você desenvolverá suas habilidades de liderança, seu instinto de negociação e o senso de colaboração.

Cultivar empatia
Para praticar a empatia, basta seguir estes passos simples, através dos quais você poderá ampliar sua perspectiva sobre as pessoas, suas emoções, pontos de vista e até mesmo sobre seus problemas.

1. Durante a conversa, mostre interesse nos interesses, gostos, pensamentos e opiniões dos outros. Dessa forma, você aprenderá mais sobre essas pessoas enquanto desenvolve seu senso de empatia.

2. Para estabelecer um vínculo com outras pessoas, é necessário analisar o contexto em que cada uma delas se desenvolve. As experiências pessoais de cada indivíduo moldam seu caráter e maneira de agir contra qualquer conflito.

3. A empatia é uma habilidade que ocorre naturalmente, mas que precisa de prática para melhorar e acompanhar o ambiente. Portanto, não sinta pena de praticar empatia com as pessoas ao seu redor.

Do site IGNis Natura

Venha conosco para nossas páginas no Facebook e Instragram.

A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!