mother and her daughter quarreled

Publicado originalmente em Sou Mamãe

Gostar dos filhos é a coisa mais fácil que existe no mundo. Quando nascem, de forma natural o amor emerge das profundezas do nosso coração.

Graças aos filhos, os pais aprendem o que é o amor verdadeiro e incondicional. Nesse momento, descobrem que nunca haviam sentido um sentimento tão grande. Mas a dura verdade é que seu filho mais precisa do seu carinho quando menos merece

O sorriso dos filhos é o melhor presente para uma mãe (e para um pai). Entretanto, devemos ser honestos e aceitar que nem todos os momentos da criança são bons.

Existem as birras, as trocas de fralda nos momentos mais inoportunos, as más notas na escola, as contestações, as brigas entre irmãos, as lutas por espaço e qualquer outro exemplo de uma lista interminável.

Aparecem as angústias

Em algumas ocasiões, os filhos se comportam de tal maneira que aparecem as angústias mais profundas em nosso coração. Quando os filhos nos decepcionam de uma maneira ou de outra, nos fazem sentir mal.

Quando seu filho se afasta de tudo que você ensinou, sem dúvida, podem ser momentos muito difíceis. Contudo, quando a criança não se comporta bem, é quando ela mais precisa do seu amor e carinho.

Amo meus filhos mais do que nunca

Gostar de um filho é fácil. Entretanto, “quando menos merecem”, podem haver momentos de dúvida em seu coração por causa da grande dor que você pode sentir por diversos motivos ou circunstâncias.

Independentemente disso, o amor por um filho supera tudo, e, no fundo, você sabe disso.

As crianças e os adolescentes precisam ser queridos todos os dias de suas vidas. Eles precisam que você demonstre e, além disso, precisam sentir que você será seu apoio constante.

Necessitam saber que terão você ao lado aconteça o que acontecer. Quando isso acontece, você pode ver como voltam ao caminho certo.

As crianças, assim como as pessoas adultas, precisam do amor das pessoas mais importantes de suas vidas quando passam por momentos difíceis. Somente dessa maneira conseguirão reconstruir seus caminhos.

Contudo, como demonstrar a eles seu amor incondicional inclusive nos piores momentos? Como fazer para que sintam todo seu amor inclusive quando parece que não merecem?

É nos piores momentos que seu filho mais precisa de carinho

Coloque tudo na balança
Os momentos mais difíceis podem fazer você exagerar emocionalmente. Por isso, é preciso que você coloque as coisas na balança e veja tudo de bom que seu filho tem.

Deixe que a tempestade se dissipe e busque soluções junto com seu filho. Assim, você poderá se unir ainda mais a ele.

Separe a pessoa do comportamento
É muito importante levar esse aspecto em consideração. Não só com seu filho, mas também para a vida. Não se chateie com a pessoa, se chateie com seu comportamento.

Relembre seu filho de que você o ama e que você recrimina o comportamento, não ele como pessoa. É importante sempre ter em mente que todos nós cometemos erros e que, mesmo assim, precisamos ser amados. Inclusive quando não merecemos.

Se você é capaz de amar seu filho mesmo em momentos difíceis, isso fortalecerá ainda mais o vínculo emocional vocês têm do que qualquer outra experiência em suas vidas.

Seus filhos precisam de uma base segura de confiança para construir a própria autoestima.

Aumente seu amor, inclusive em tempos difíceis
Embora existam tempos difíceis, é preciso que seu filho sinta como você continua amando-o como sempre.

Para que seu filho perceba isso, você sempre deve conversar com ele amavelmente e proporcionar um espaço seguro ao seu lado para que a criança possa expressar seus sentimentos.

Em muitas ocasiões o mau comportamento é uma forma desesperada de chamar a atenção dos pais.

Por tudo isso, tente proporcionar ao seu filho uma atenção adequada, com palavras positivas. Assim, as vias de comunicação estarão abertas e se evita possíveis conflitos futuros.

Lembre-se de que seu filho precisa de você todos os dias. Tanto nos momentos em que amar é fácil, quanto nos momentos mais complicados. Isso é essencial principalmente quando a criança chega à adolescência ou há algum problema emocional.

Portanto, demonstre ao seu filho que o amor de uma mãe ou de um pai não tem limites.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!