Por Octavio Caruso

Você curte astrologia? E curte cinema? Então está no lugar certo. Aceitei o desafio zodiacal proposto pela Revista Pazes, selecionei títulos que estão no catálogo da Netflix, para facilitar a vida de todo mundo. Mas não espere as opções óbvias que você encontra por aí, o ser humano é complexo, não pode ser facilmente reduzido a um padrão raso de comportamento. Entre na brincadeira, apenas uma desculpa elegante e mística para que desfrute de algumas horas de entretenimento de alta qualidade.

Áries
Aos belicosos arianos…
Operação Invasão 2 (The Raid 2: Berandal – 2014)
Duas horas após a invasão no prédio dominado por bandidos, Rama assume uma missão de infiltração em um sindicato do crime local para proteger sua família e revelar a corrupção na força policial de sua própria unidade.

Touro
Chef (2014)
Aos que sabem apreciar o melhor da vida…
Depois de perder seu emprego como chef em um famoso restaurante de Los Angeles, Carl (Jon Favreau), para a surpresa de todos, compra um trailer e passa a fazer e vender comida pelas ruas. Cozinhando e conhecendo pessoas, ele redescobre o amor, o entusiasmo pela vida e como a gastronomia pode ser apaixonante.

Gêmeos
Aos amantes do intelecto…
Encontro Marcado (5 to 7 – 2014)
Brian é um escritor iniciante que conhece Arielle, esposa de um diplomata francês. Eles se sentem atraídos e começam a se encontrar todos os dias das 5h da tarde às 7h da noite. Apesar de Arielle ser mãe de dois filhos e casada, o relacionamento entre eles vai ficando cada vez mais intenso e íntimo.

Câncer
Àqueles que não têm medo de amar…
Perdas e Danos (Damage – 1992)
Stephen Flemming (Jeremy Irons) é um respeitado membro do parlamento britânico que se apaixona pela noiva do filho, Anna (Juliette Binoche). Entre os dois há uma forte atração sexual, uma obsessão, e eles começam a ter um caso. Anna não está disposta a abrir mão do noivo, e Stephen altera sua rotina para estar com ela em seus encontros furtivos. Eles sabem o quanto este relacionamento pode abalar as pessoas que amam e destruir suas vidas, mas a paixão parece ser mais forte que a razão.

Leão
Aos determinados e fortes…
As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless – 1995)
Em Beverly Hills, uma adolescente (Alicia Silverstone), filha de um advogado (Dan Hedaya) muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai muda tudo, primeiro por ele criticá-la de não tomar conhecimento com o “mundo real” e em segundo lugar por ela descobrir que está apaixonada por ele.

Virgem
Aos obstinados…
Gênio Indomável (Good Will Hunting – 1997)
Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

Libra
Aos inclinados à diplomacia e à elegância…
Uma Janela Para o Amor (A Room With a View – 1985)
No início do século, jovem inglesa vai à Itália em férias e lá conhece um rapaz que lhe desperta a sensualidade. Essa união evidenciará as contradições do período vitoriano.

Escorpião
Àqueles cuja alma transborda de si…
De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut – 1999)
Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o motivo, então ele vai procurar um amigo, que irá lhe mostrar um mundo de fantasias e jogos sexuais.

Sagitário
Given (2016)
Aos aventureiros e livres…
Uma aventura de surfe por 15 países proporciona a um garoto de Kauai a chance de expandir seus horizontes e entender melhor a vida.

Capricórnio
Aos realistas e sensatos…
Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street – 1987)
Nessa visão envolvente dos bastidores do mundo empresarial em 1980, um jovem e ambicioso corretor (Charlie Sheen) é atraído pelo mundo ilegal e altamente lucrativo da espionagem empresarial ao ser seduzido pelo poder, status e magia financeira da lenda de Wall Street, Gordon Gekko (Michael Douglas).

Aquário
Frank (2014)
Aos amigos e leais…
Jon, vivido por Domhnall Gleason, é um músico esforçado, mas medíocre, que sofre caçando as letras de suas canções em passeios solitários pelas ruas, utilizando como inspiração qualquer elemento que atravesse em sua frente. Mesmo que seguido por míseras dezoito pessoas em seu Twitter, ele segue acreditando ser necessário detalhar sua rotina, uma ferramenta que o roteiro utiliza muito bem. Após um esforço árduo de criação, ele descobre que o máximo que havia conseguido era plagiar o trabalho de outro músico. Faltava a ele o elemento criativo do caos, que ele encontra por acaso ao presenciar a tentativa de suicídio de um artista, considerando então a possibilidade de tomar o lugar dele como o tecladista de sua banda de punk-rock.

Peixes
Aos sonhadores e idealistas…
Enquanto Você Dormia (While you were sleeping – 1995)
Uma bilheteira do metrô salva a vida de um homem pelo qual nutre paixão à distância. Ele entra em coma e ela passa a agir como se fosse sua noiva, conhecendo então toda sua família e se apaixonando pelo irmão dele.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Octavio Caruso
Escritor, crítico de cinema, ator, roteirista e cineasta, membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) e da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema).