A prática de Yoga envolve inúmeros aspectos, como físico, mental e espiritual. Além do Yoga, a alimentação não só influencia o seu corpo como também a própria mente. Os antigos yogis entenderam há muito tempo que o tipo, a qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos não apenas nutrem e moldam o corpo físico, mas também influenciam a mente e as emoções dos seres humanos de uma forma mais sutil.

O conceito holístico de nutrição do yoga visa limpar, fortalecer e desenvolver todos os níveis de nossa existência humana. No Ayurveda, medicina milenar da Índia, diz que, limpar a língua é uma maneira direta de remover as toxinas do corpo. O uso do Raspador de língua diariamente remove qualquer acúmulo de toxinas que, se não tratadas, podem levar ao mau hálito e abrigar um número significativo de bactérias.
Esse acúmulo pode ser resultado de alimentação inadequada, má digestão ou reflexo de um desequilíbrio em algum lugar do sistema gastrointestinal. Ainda do ponto de vista ayurvédico, ao higienizar a língua todos os dias de manhã, você melhora sua capacidade de saborear os alimentos, o que os torna mais satisfatórios. É vital comer a quantidade certa de comida na hora certa. Comer demais leva à letargia, mas comer pouco não fornece a nutrição suficiente. Na maioria das vezes, sabemos que nosso estômago está cheio, mas somos tentado pelas papilas gustativas que tendemos a saborear mais do que precisamos.

Ao aumentar a recepção do paladar, com a higienização da língua, você não apenas come menos, mas também elimina a necessidade de adicionar mais açúcar, sal ou tempero forte aos alimentos para torná-los mais saborosos, o que, em excesso, pode levar a problemas de saúde.
Uma dieta vegetariana pode fornecer uma grande variedade de alimentos saudáveis e nutritivos. Os legumes são comuns na nutrição do Ayurveda e yoga e são parte integrante de quase todos os pratos. Um dos motivos para isso é a grande quantidade de fibras e proteínas que nos mantém satisfeitos por muito tempo. Eles também fornecem micronutrientes importantes, como cálcio, antioxidantes, fitoestrogênios, ferro e muitas vitaminas, como ácido fólico.

Quando bem feita, as dietas vegetarianas são naturalmente pobres em gorduras saturadas e colesterol. Eles podem reduzir o risco de doenças cardíacas, hipertensão, obesidade, diabetes tipo 2, cânceres relacionados à dieta, diverticulite, constipação e cálculos biliares etc. Isso pode ser atribuído a uma maior ingestão de fibras, fitonutrientes, antioxidantes, flavonóides e carotenóides.

A língua pode ser um espelho para todos os órgãos do corpo e, portanto, uma olhada diária na língua antes de raspá-la dá uma pista sobre sua saúde geral. Examinar a língua pode ser uma forma útil de avaliar a saúde de todo o corpo, é uma oportunidade para autoconsciência. No qual é possível refletir sobre as escolhas dos últimos dias, meses ou anos e ver como essas escolhas afetaram sua saúde.

Essa prática diária simples pode trazer mais autoconsciência e dar a você a oportunidade de fazer escolhas novas e mais saudáveis, como por exemplo o modo como sua comida é cultivada.

Os alimentos orgânicos geralmente têm mais nutrientes benéficos, como antioxidantes, do que seus equivalentes cultivados convencionalmente e as pessoas com alergia a alimentos, produtos químicos ou conservantes podem perceber que seus sintomas diminuem ou desaparecem quando comem apenas alimentos orgânicos.

Pronto para assumir o controle de sua saúde?

Sobre Yogateria|
Uma marca de produtos de yoga e bem-estar que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes. Com produtos testados e amados por yogis em todo o mundo, conquistou também os brasileiros com sua alta qualidade, estilo, inovação, consciência ambiental, entrega rápida e excelente custo-benefício.

Imagem de AquaSpiritLens por Pixabay

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!