Você é empreendedor, tem uma loja online ou pensa em abrir um ecommerce? Saiba que o uso de código de barras não se restringe apenas a lojas físicas! Veja a seguir quais os principais benefícios de utilizar código de barras nas melhores lojas virtuais e como pôr esse método em ação no seu negócio online!

AFINAL, O QUE É O CÓDIGO DE BARRAS?

Mesmo sendo algo tão comum, o código de barras ainda é pouco compreendido. É um método muito simples de gestão de informações. Rápido, preciso e que é usado na automatização de processos de logística da maioria das empresas.

Funciona da seguinte forma: Todo produto precisa de uma forma de identificação, geralmente um número de 13 dígitos, que engloba diversas informações sobre ele. O código de barras é basicamente um padrão visual, em forma de barras, que representa esse número.

Antes do surgimento do código de barras, esse número de 13 dígitos tinha de ser memorizado e todas as informações deveriam ser anotadas manualmente. Era difícil, trabalhoso e demandava um tempo precioso dos funcionários!

Com o surgimento do código de barras, o processo ficou bem mais rápido. Basta passar o leitor de códigos e… voilá! Todas as informações estarão disponíveis em questão de segundos! Esse método ajuda muitas empresas a otimizar sua produtividade em vários aspectos:

● Inventário de estoque mais preciso e mais rápido
● Se manter atualizado sobre os próprios produtos e evita perdas (produtos perto de vencer e que ainda estão no galpão, por exemplo).
● Ganha espaço no mercado, pois atualmente poucos estabelecimentos aceitam vender produtos sem código de barras.
● Evita passar a ideia de empresa defasada ou antiquada por não seguir as tendências do mercado.

Ok, código de barras traz muita saúde vantagens, mas onde entra a sua loja virtual nessa história?

CÓDIGO DE BARRAS EM LOJAS VIRTUAIS: É POSSÍVEL SIM!

Muitos empreendedores estão optando por criar uma loja online para seus negócios. E isso é ótimo, afinal é uma modalidade em crescimento contínuo, com um mercado em plena expansão e muitas oportunidades.

No entanto, muitos desses empreendedores desconhecem a possibilidade de usar código de barras em lojas virtuais!

Isso ocorre porque a maioria pensa que é um recurso que só tem sentido em ser usado na gestão de lojas físicas. E isso é uma ideia um tanto equivocada. Porque o código de barras foi criado como um recurso voltado a agilizar o processo logístico de um negócio. Porém, ninguém disse que esse negócio deveria ser obrigatoriamente offline.

Portanto, o código de barras pode (e deve) ser usado em sua loja virtual sim! Cabe saber se será necessário gerar o gerar o código de barras ou não.

CÓDIGO DE BARRAS EM LOJAS VIRTUAIS E O COMÉRCIO ELETRÔNICO

As transportadoras usam o código de barras para enviar e monitorar mercadorias. Então, por exemplo, se um cliente compra um certo produto de você e de repente esse produto demora a chegar, ele tenta rastrear, certo?

Isso é possível, porque o seu produto foi cadastrado anteriormente através do código de barras na empresa que se responsabiliza de fazer a entrega (sedex, por exemplo) é associado a um código de rastreamento.

Entendeu agora a importância de usar código de barras em lojas virtuais? Facilidade no envio de mercadoria. Não é obrigatório, claro, mas convenhamos que é muito mais prático.

O maior motivo de o seu negócio virtual precisar usar código de barras em produtos é que torna mais fácil o rastreio da mercadoria. No entanto, seja por simples questão de transparência, seja por questão de rastreio de mercadorias fretadas, é importante usar código de barras!

Porque assim, além de agilizar muitas etapas, você consegue passar uma imagem de empresa comprometida em facilitar a vida de seus clientes, possíveis revendedores, distribuidores… ajuda a criar autoridade!

CÓDIGO DE BARRAS TAMBÉM É SEO

Outra grande questão é: o marketplace do Google também possui ranking. Em outras palavras, o código de barras é uma forma de fazer SEO dos seus produtos, ou seja, é uma maneira de otimizar para sites de busca.

Explicando mais detalhadamente: você tem uma loja virtual e seus produtos já estão todos com código de barras. Quanto mais vendas forem realizadas e o código for lido, mais fácil de aparecer em pesquisas. Isso porque uma forma de pesquisa diferenciada é feita por sites buscadores de preço.

Como a Amazon por exemplo, ou o eBay. São ótimos exemplos de marketplaces que atuam somente com mercadorias com código de barras.

COMO IMPLEMENTAR CÓDIGO DE BARRAS EM LOJAS VIRTUAIS

Ainda é grande a quantidade de pessoas que tem seu próprio negócio, mas não usa código de barras nos produtos. Isso porque não sabem como fazer para implementar. Mas a seguir você verá, em passos resumidos, o que você irá precisar.

1. Consiga seus códigos- você pode obter isso através de softwares especializados ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de código.
2. Escolha bem seus códigos- para mercadorias de venda em supermercados ou outras lojas, o tipo de código usado é o EAN- 13, mas existem muitos outros tipos. Como o GS1-128 que é amplamente utilizado para vendas internacionais.
3. Atribuir a numeração- os códigos de barras devem representar os números de identificação dos produtos. Então forneça esses números à empresa ou software responsável pela criação do código visual. Assim, cada código será único.
4. Insira os números embaixo do código- além de atribuir valor a imagem em barras, é interessante inserir os números abaixo, facilita em casos que o leitor falhe por algum motivo.
5. Tome cuidado com as cores e dimensões- não tente achatar as barras, porque pode dificultar a leitura. E prefira fundos em cores claras e as barras em preto.
6. Imprimir os códigos- você poderá escolher entre impressão offset, impressão digital (jato de tinta ou laser), impressão térmica ou flexografia. Cada qual com seus prós e contras para diferentes necessidades.

CONCLUSÃO

Um código de barras pode auxiliar muito na agilidade, não apenas em lojas físicas. Usar código de barras em lojas virtuais pode ser (e é) interessante. Então, se você por acaso pensa em aderir, vá em frente.

As vantagens são muitas e não estão restritas apenas ao offline. Agilidade, economia de tempo e recursos, modernização, são palavras frequentemente associadas a web negócios. E o código de barras em lojas virtuais também fazem são sinônimos desses aspectos.

Espero que tenha sido útil de alguma forma, qualquer dúvida não esqueça de interagir conosco através dos comentários. Um abraço!

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!