Conforme publicado pelo jornal La Nacion, a empresa argentina UVR Robotics apresentou um protótipo de um robô autônomo que oferece um sistema de desinfecção do ambiente emitindo raios ultravioleta com o objetivo de eliminar focos infecciosos em diferentes tipos de superfície. O equipado conta com vários sensores do ambiente de digitalização 3D para rastrear o caminho do trabalho sem intervenção humana.

O robô UVR Robotics possui um computador, câmera e sensores integrados que gerenciam a operação do módulo de desinfecção, equipado com 16 tubos de 30w de luz UV-C dispostos em 360 graus. A intensidade de emissão pode ser controlada de acordo com o ambiente e é equipada com um banco de baterias e um sistema de movimento omnidirecional.

Seus criadores destacam a capacidade de operar remotamente e de forma autônoma para evitar a exposição de seres humanos em tarefas de limpeza em ambientes contaminados, em um processo de desinfecção rápida que não requer agentes químicos.

O modelo funciona de maneira semelhante a outros equipamentos já disponíveis no mercado, como o UVD Robots , um robô desenvolvido por uma empresa dinamarquesa que desinfeta salas, corredores e espaços comuns de hospitais usando um sistema de luz ultravioleta. Com um custo estimado de 80 a 90 mil dólares, o robô realiza um processo de desinfecção com raios ultravioleta em apenas dois minutos, em uma tarefa que requer entre 10 a 15 minutos manualmente. Dessa maneira, o robô pode liberar pessoas para ajudar os pacientes.

A diferença do equipamento argentino está em seu custo, com um preço final estimado de US $ 3.000 a US $ 10.000 . O projeto está em produção e os 20 primeiros robôs da UVR Robotics devem estar prontos em duas a três semanas .

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!