Graças a uma inspiradora iniciativa de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), foi lançado um acervo online e gratuito que compendia biografias de mais 552 mulheres nascidas no continente africano e na diáspora.

Este projeto Biografias de mulheres africanas começou como uma iniciação científica realizada entre estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade, sob coordenação do professor José Rivair Macedo e da Ma. Thuila Ferreira, no período de 2018-2020. Acesse o site neste link.

A proposta do projeto é proporcionar suportes bibliográficos para pesquisadores em português nessa área de pesquisa, dado o escasso referencial bibliográfico na língua sobre mulheres africanas.

As mais de 500 minibiografias se baseiam sobretudo no Dictionary of African Biography, da Universidade de Oxford, além de outros dicionários especializados, artigos acadêmicos e outros sites.

Com o Projeto Biografias de Mulheres Africanas, espera-se que o público brasileiro e que o público dos países africanos de fala oficial portuguesa possa encontrar referenciais iniciais para o reconhecimento do papel distintivo e crucial que as mulheres africanas desempenham em suas respectivas sociedades. Espera-se também que as mulheres negras da diáspora possam encontrar meios de aproximação com as africanas, de modo a identificar pautas comuns e situações específicas em suas reivindicações, ações e conquistas. Em todos os casos, o conhecimento público, compartilhado, é um instrumento essencial para a busca pela equidade racial, de gênero, e para uma tomada de consciência política e cultural em âmbito transcontinental.

José Rivair Macedo e Thuila Ferreira (“Sobre o projeto”)

Clique AQUI para visitar o site.

Fonte: Notaterapia

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!