Pessoas mentirosas geralmente querem dizer tão pouco quanto possível, de acordo com as pesquisas em psicologia. Em vez de tentar contar uma história elaborada, elas realmente se calam, baseando-se no fato de que mentiras devem ser mantidas o mais simples possível.

Psicólogos recomendam que os detetives e agentes de inteligência incentiver seus suspeitos a falar.

Este é apenas um dos resultados de uma revisão de 60 estudos sobre o engano realizadas pelo professor R. Edward Geiselman e colegas. Professor Geiselman ensinou técnicas de entrevista ao FBI, à Marinha, à polícia e à xerifes de departamentos, juntamente com oficiais de inteligência e outros.

Outro sinal de que alguém está mentindo, a pesquisa mostra, é que as pessoas enganosas oferecem explicações sem serem perguntadas.

Aqui estão mais seis das bandeiras vermelhas que Professor Geiselman e colegas identificaram:

Pessoas mentirosas às vezes repetem perguntas antes de respondê-las – talvez para ganhar tempo.

Eles vão observar cuidadosamente sua reação para ver se você está comprando a mentira.

Pessoas mentirosas mudam o ritmo de seu discurso, enquanto que “as pessoas que falam a verdade não irão alterar drasticamente a sua velocidade de fala dentro de uma única frase,” disse o professor Geiselman.

Sinais de linguagem corporal que potencialmente revelam a mentira na fala incluem pressão sobre os lábios e / ou brincar com cabelo ou apontar para si (em vez de se distanciar, que é um sinal de veracidade).

Mentirosos tentam evitar especificidades quando pressionados – pessoas verdadeiras fornecem mais detalhes.

Pessoas verdadeiras muitas vezes olham para longe para se concentrar em suas respostas – mentirosos olham para você.

Professor Geiselman disse:

“As pessoas podem aprender a trabalhar melhor na detecção de fraude. No entanto, os departamentos de polícia geralmente não fornecem mais de um dia de treinamento para seus detetives, se isso, e as pesquisas disponíveis mostram que você não pode melhorar muito em apenas um dia.”

Ele também acrescentou que “sem treinamento, muitas pessoas pensam que podem detectar a mentira, mas suas percepções não estão relacionados com a sua capacidade real”, e enfatizou a necessidade de formação adequada.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!