Você está concluindo sua graduação, e agora chega aquele momento que você tanto temia … a preparação do TCC! Todos lhe disseram que era um momento difícil, mas você confiava que nunca chegaria. Não se preocupe, contanto que você tenha as informações certas para fazer seu trabalho, o processo terá um resultado bem-sucedido. Neste pequeno guia vamos explicar quais são os principais passos para fazer um TCC.

Agora que você já sabe como fazer um TCC, talvez me diga: mas não tenho tempo para fazer! Ou talvez ainda não consiga superar essa difícil fase de seus estudos. Lembre-se que, neste caso, existem páginas para fazer trabalhos universitários e site de tcc. A primeira coisa que você tem que ter muito claro é o assunto com o qual você vai lidar. O normal é que o seu tutor lhe proponha uma lista de tópicos à sua escolha, ou mesmo permita que você a desenvolva em um tópico livre. Reserve alguns dias para refletir sobre o que você deseja que seja seu trabalho e, assim que decidir, informe seu tutor.

Escrevendo um Trabalho de Conclusão de Curso
Você já escolheu o tema … e agora? Agora é hora de entrar na árdua tarefa de escrever a obra. Para tornar o processo muito mais fácil, deixamos aqui o que são as partes de um TCC.

Resumo:

O resumo de um TCC é exatamente o que você pode deduzir pelo nome. Uma descrição rápida do que se trata o seu trabalho e porque você o fará.

Introdução:
A introdução irá envolver o leitor no seu tema. Você deverá explicar por cima o que já foi estudado sobre o assunto e qual abordagem você pretende dar a ele neste trabalho.

Objetivos:
Esta deve ser uma seção bastante sucinta, onde você lista o que espera e o que quer com o seu trabalho. Atenção, quanto menos objetivos, melhor e mais fácil será o desenvolvimento do seu TCC.

Marco teórico:
Explique a partir de qual perspectiva teórica você está estudando o assunto sobre o qual você escolheu falar.


Resultados e conclusões:

Parte do trabalho onde você irá revelar os resultados e suas conclusões.

Bibliografia:
Apesar de negligenciada por muitos estudantes, a parte da bibliografia é importantíssima, já que é aqui onde você vai listar de onde você tirou suas ideias e em quem se inspirou.

Depois de ver qual será o índice do nosso trabalho, vamos explicar em que consistirá cada uma de suas partes. Se não compreender em que consiste qualquer uma das secções e não se sentir preparado, pode sempre solicitar a nossa ajuda. A primeira página que encontramos ao abrir um trabalho é o resumo. O resumo é um texto curto, de menos de uma página (normalmente entre 100 e 200 palavras) no qual se sintetiza quais são os objetivos do trabalho e quais os resultados e conclusões obtidos com ele (tenham sido favoráveis ou não). O resumo deve ser atraente, pois sempre que pesquisarmos em um banco de dados na internet ou, por exemplo, na universidade, potenciais leitores terão acesso a ele, e somente quando o acharem interessante é que se aprofundarão na leitura de nosso trabalho.

As primeiras páginas de um TCC são dedicadas à redação da introdução. É importante incluir na introdução algumas notícias ou informações extremamente atuais que chamem a atenção do leitor.

Por exemplo:

Donald Trump promoveu um autêntico conflito bélico com a Coreia do Norte que nos levaria, nos próximos anos, a uma guerra nuclear inevitável.

De acordo com estudos em um jornal de pesquisa recente, novas técnicas ortodônticas reduziriam o tempo pós-operatório pela metade.

Na introdução também apresentaremos elementos como a hipótese, que pode ser definida como uma suposição feita a partir de alguns dados que servem de base para nossa pesquisa ou trabalho. Por exemplo, a hipótese de um trabalho relacionado à educação poderia ser: “A inclusão de novas tecnologias em sala de aula permitiria um aumento substancial no desempenho dos alunos”. O que fazemos nas páginas seguintes do trabalho é, justamente, tentar validar essa hipótese.

Após a introdução, devemos apresentar uma seção de objetivos. Nesta seção, vamos definir o que queremos durante o trabalho. Por exemplo: “Definir o conceito de autoajuda” ou “Compreender a importância do Julgamento Akzo no sigilo profissional do advogado”. Esses objetivos nos ajudarão a verificar, ao final da obra, se cumprimos os propósitos propostos.

Uma vez que tenhamos as primeiras páginas do trabalho (introdução e objetivos), devemos desenvolver o referencial teórico. O referencial teórico de uma obra é a sua parte essencial: nela, desenvolvemos cada uma das partes essenciais da nossa obra. Devemos incluir pelo menos três seções diferentes (sendo o ideal entre 4 e 6, não devemos ir muito longe nesta seção). Lembre-se de que cada seção pode, por sua vez, ser dividida em subseções.

Temos que dedicar as últimas páginas de nosso TCC para tirar algumas conclusões. As conclusões de um TCC podem ser escritas em prosa (ou seja, todas em uma linha, sem seções), ou podem ser divididas em diferentes pontos (conclusão 1, conclusão 2 …). Cada uma das conclusões deve responder, pelo menos, a um dos objetivos que propusemos no início do trabalho.

Uma vez que tenhamos as conclusões do trabalho, basta fazer uma lista de referências ou citações: é o que se conhece pelo nome de bibliografia. Podemos fazer referências ao nosso trabalho manualmente ou, se for o caso, através da opção automática incluída no Word na seção “Referências”.

Por fim, deixamos alguns truques que serão úteis quando você estiver preparando as diferentes partes de um TCC:
• Tente manter o tema divertido.
• Escreva frases curtas que sejam fáceis de entender.
• Sempre envie partes do seu trabalho para o seu tutor, para que ele possa orientá-lo durante o processo.
• Faça uma bela capa! Uma imagem marcante sempre fará com que novos leitores se interessem pelo assunto do trabalho, mesmo nos casos em que possa ser um pouco enfadonho.
• Não se esqueça de listar as páginas do seu trabalho.
• Sempre que tiver alguma dúvida, procure profissionais para ajudá-lo, em Your University

Jobs você encontrará tudo o que precisa.
Agora que você sabe quais são os passos para fazer um TCC, ainda pode ter dúvidas para prepará-lo. Lembre-se de que em Seus Projetos Universitários você pode solicitar um orçamento para seu Projeto Final de Graduação. Os profissionais desta página ficarão felizes em ajudá-lo com seu trabalho, seja começando do zero, ou mesmo quando você ficar preso e precisar de ajuda para continuar ou terminar seu TCC.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!