Diversos

Campanha de ‘Save Ralph’ surte efeito: México proíbe testagem de produtos em animais

No dia 12 de abril deste ano, a Humane Society, entidade sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos animais em todo o mundo, lançou um curta-metragem intitulado ‘Save Ralph’ (‘Salve o Ralph’, em tradução livre) que rapidamente se tornou viral nas redes sociais.

A peça de quatro minutos revela o lado sombrio e doloroso da indústria cosmética, que testa protótipos de produtos muitas vezes nocivos de forma indiscriminada em animais.

No curta-metragem, Ralph representa todos os seres vivos que convivem com tais formas de abusos todos os dias.

Essa abordagem direta e crua chamou a atenção de pessoas em todo o planeta, engajando muita gente no ativismo animal.

Leia também: Homem que cumpriu pena injustamente abre escola para barbeiros com seu antigo guarda da prisão

Sobre isso, a Humane Society comentou: “Ralph é a representação de milhares de coelhos e outros animais que a cada ano são usados ​​para testes cosméticos e, dessa forma, cumprem as regulamentações de vários países no que diz respeito aos testes de substâncias tóxicas nesses tipos de produtos”.

Incrivelmente, o objetivo de aumentar a conscientização sobre os testes em animais está valendo a pena.

Há alguns dias, os deputados mexicanos decidiram endossar a proibição de testagem de produtos cosméticos em qualquer animal, depois que a Câmara dos Deputados aprovou parecer sobre a ata que reforma a ‘Lei Geral de Saúde para proibir testes cosméticos em animais’.

Segundo estimativas da Humane Society, ao menos 115 milhões de animais são usados ​​anualmente para testes cosméticos em todo o mundo.

Em discurso no parlamento, o deputado Víctor Adolfo Mojica Wences destacou que a experimentação animal é uma prática condenável que ainda é feita em 80% dos países do mundo e acrescentou que atualmente existem outras alternativas que não exigem o sacrifício de nenhum animal.

Leia tambémCachorrinha comemora última sessão de quimioterapia e superação de um câncer

A vitória do projeto de lei foi esmagadora: com 442 votos a favor, 1 contra e 0 abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o parecer.

O boletim oficial diz: “A pesquisa cosmética não pode incluir testes em animais de ingredientes cosméticos, de produtos cosméticos acabados ou de seus ingredientes ou suas misturas”.

“Tampouco podem ser fabricados, importados ou comercializados produtos cosméticos quando sua formulação final for mediada ou testada em animais e quando contiverem ingredientes ou combinações destes que são ou foram submetidos a testes em animais.

Para garantir o direito do consumidor à informação, a rotulagem dos produtos cosméticos comercializados pode indicar que não foram realizados testes em animais na sua fabricação”, concluiu a nota.

Este triunfo foi possível graças à Humane Society International Mexico, que conseguiu coletar mais de 1 milhão de assinaturas para promover a proposta.

De acordo com o portal Zoorprendente, uma sanção de 2 a 7 anos será aplicada às empresas que continuarem a fazer experiências com testes em animais.

Antón Aguilar, diretor da Human Society International Mexico, destacou: “Parabenizamos a presidente da Comissão de Saúde, Miroslava Sánchez, e todos os deputados, por promover este projeto de lei e votar a favor. Este é mais um passo para acabar com a crueldade desnecessária contra os animais na indústria cosmética e demonstra a liderança do México na região”.

Ao aprovar essa reforma, foram feitas algumas modificações que devem ser devolvidas ao Senado. Espera- se que seja finalmente aprovado no outono deste ano. Vitória dos animais!

Compartilhe o post com seus amigos!

A Revista Pazes apoia as medidas sociais de isolamento.
Se puder, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Quando chegar a sua vez, vacine-se.
A vida agradece!

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

Laudo da polícia revela agressões contra Orelha e expõe fator decisivo que levou o cão à eutanásia

A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou nesta terça-feira (27) novas informações sobre a morte…

7 horas ago

Em só 12 episódios, esse dorama ganhou o Brasil ao tocar em feridas que ninguém gosta de encarar

Em “Amor nas Entrelinhas”, a primeira coisa que acontece não é um beijo nem uma…

7 horas ago

O filme de Spike Lee com Adam Driver que incomodou muita gente e agora está na Netflix

Tem filme que você coloca pra ver achando que já sabe o “básico” da história…

7 horas ago

Ciclone avança e chuva pode passar de 100mm: duas regiões do Brasil entram em alerta nesta quinta e sexta (29)

Depois de semanas com cara de “verão sem freio” — calor forte e pouca água…

8 horas ago

Essas 7 séries curtinhas da Netflix acabam rápido demais — e é exatamente por isso que viciam

Tem dia que a gente só quer uma história que comece, pegue no tranco rápido…

1 dia ago

Esse filme acabou de cair no streaming e deixa claro por que Peter Dinklage é muito maior do que Hollywood admite

Sabe aquele filme que você passa batido no catálogo e depois fica pensando “como eu…

1 dia ago