Conforme publicado pela Anda (Agência de Notícias de Direitos dos Animais) Pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido descobriram que, ao longo do processo evolutivo, cachorros desenvolveram novos músculos faciais que permitem que, atualmente, eles consigam levantar as sobrancelhas intencionalmente e imitar os olhos arredondados dos filhotes para chamar a atenção dos tutores.

A expressão facial dos animais, segundo o estudo, desencadeia uma resposta instantânea dos humanos.

“Quando cachorros fazem esse movimento, despertam um desejo mais forte de cuidarmos deles. Isso deu aos que conseguiam mexer a sobrancelha uma vantagem maior em relação aos demais. Essa característica foi transmitida para as gerações seguintes”, explica um dos pesquisadores. As informações são do G1.
´

O estudo foi liberado pela psicóloga Juliane Kaminski, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra. Para chegar à conclusão obtida, os cientistas compararam lobos com cachorros. Os primeiros não são capazes de mover as sobrancelhas porque não desenvolveram os músculos acima dos olhos.

No entanto, a capacidade canina de erguer as sobrancelhas parece ter sido uma diferença decisiva quando se compara cães com lobos. Isso porque cachorros têm uma capacidade maior de interação social com os seres humanos.

O estudo foi publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS). Nele, uma ilustração que compara os olhos dos lobos e dos cães foi divulgada.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!