Com informações de Ciclo Vivo

É incrível como há, no mundo, a um só tempo, tantas pessoas famintas e tanto alimento sendo desperdiçado, não só por pessoas comuns, dentro das suas casas, mas também (e sobretudo) por supermercados, restaurantes etc. Contudo, justamente em razão da indignação que esse desperdício nos provoca, tem crescido nos últimos anos uma forte campanha em combate a ele.

Em vários países do mundo já estão em funcionamento supermercados que que revendem a preços mais acessíveis aqueles produtos em bom estado que, frequentemente em razão da baixa demanda, são descartados pelos estabelecimentos que os comercializam. Agora chegou a vez de a Austrália ter um desses supermercados: criado pela OzHarverst, ONG que atua no combate ao desperdício de alimentos, o novo supermercado já conta com mais de 2500 doadores.

A loja, que fica em Sidney, reúne uma gama enorme de gêneros alimentícios e, para quem não pode pagar, tudo é gratuito. Para quem pode, existe a opção de fazer uma doação ou pagar quanto se acha que deve. Frutas, verduras, legumes, pães, bebidas, ali há de tudo um pouco; produtos que estariam no lixo mas que hoje salvam a vida daqueles que, infelizmente, talvez não conseguissem se alimentar de outra forma.

Na Austrália, o desperdício de alimentos, todo ano, chega vinte bilhões de dólares. Esperamos que essas cifras sejam revertidas e que essa experiência se alastre mundo afora. Não seria maravilhoso se uma iniciativa como essa fosse levada a cabo no Brasil?

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!