Com informações de GreenMe

Na Espanha, a professora que recebeu em 2019 o Global Teacher Award por ser considerada a melhor professora do mundo oferece aos seus alunos experiências formativas que transcendem em valor e eficácia a metologia que estamos acostumados a associar à educação básica.

Palma García Hormigo optou por abandonar completamente o recurso às provas e punições. Em contrapartida, lança mão de um método que confere maior importância a atividades ao ar livre e que estimulem ao máximo a capacidade de raciocínio dos estudantes.

Crítica contumaz do modelo tradicional, reprodutor do que chama de “aprendizado bulímico” (que consiste em estimular os alunos a decorarem conteúdos e vomitarem eles durante as atividades avaliativas), a professora também se opõe ao que ficou conhecido como método Montessori, desenvolvido já há algum tempo e aplicado com sucesso em outros contextos, diferentes do que se verifica na atualidade.

Nas palavras da professora, “Minha metodologia é muito ativa. Um ano, faço cinco ou seis cursos de reciclagem . Estudo muito as novas metodologias e as aplico através de atividades curtas e divertidas, mudando constantemente e tentando alcançar o aprendizado. Trabalhamos com efeitos ópticos há meses. No final, uma criança me disse: ‘Acho que o que vemos não é verdade. Que nossos olhos enganem nossos cérebros “Bem, esta criança aprendeu”.

Numa realidade em que informações sobre conceitos, independentemente do seu grau de complexidade, podem ser facilmente encontradas em alguns rápidos cliques na internet, a professora crê (e não sem razão) que o mais importante a se estimular nas crianças de hoje em dia é a criatividade e, em geral, a capacidade de raciocínio, para o que a música, as artes como um todo, atividades de reciclagem e coisas do gênero são poderosos aliados.

Posted by Palma García Hormigo on Thursday, October 10, 2019

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!