Com informações de Mente Asombrosa

As frases a seguir reunidas sintetizam, ou o pretendem, o pensamento deste que foi, sem a menor sombra de dúvidas, um dos maiores pensadores ativos no século XX.

Lacan, profundo estudioso da psicanálise freudiana, se notabilizou por rever certos pressupostos da psicanálise e reinterpretar conceitos, como o de ‘inconsciente’, ressaltando a importância estrutural e estruturante da linguagem no âmbito da vida psíquica dos indivíduos.

Intelectual de interesses bastante abrangentes, Jacques Lacan estudou e se permitiu influenciar por várias correntes filosóficas populares na França de seu tempo, como o estruturalismo de Ferdinand de Saussure, popularizado pelo famoso Curso de Linguística Geral, e a fenomenologia de Heidegger, com quem travou contato pessoalmente.

Seguem abaixo algumas das mais famosas reflexões lacanianas:

1. Sobre a psicanálise
A psicanálise é um instrumento terrivelmente eficiente e, por ser cada vez mais um instrumento de prestígio, corremos o risco de usá-lo para uma finalidade para a qual não foi criada e, dessa forma, podemos degradá-lo.

2. Frase sobre se ver
Todos os tipos de coisas neste mundo se comportam como espelhos.

3. Sobre a verdade
Eu sempre digo a verdade. Não é toda a verdade, porque não há como dizer tudo. Dizer tudo é literalmente impossível: as palavras falham. No entanto, é através dessa impossibilidade que a verdade se apega ao real.

4. Sobre o inconsciente
O inconsciente é estruturado como uma linguagem e intervém ativamente na vida consciente do sujeito

5. Interprete os sintomas
Os sintomas, aqueles que você acha que reconhece, parecem irracionais porque você os toma isoladamente e deseja interpretá-los diretamente. Os sintomas são uma metáfora.

6. O que realmente queremos dizer
A sentença completa seu significado apenas com seu último termo.

7. Expresse a verdade
A única maneira de explicar uma verdade é através da ficção.

8. Sobre o amor
Amar significa dar algo que não temos para alguém que não somos. Amar é essencialmente querer ser amado.

9. Sobre ser normal
O que caracteriza um sujeito normal é precisamente o fato de nunca levar um certo número de realidades das quais ele reconhece a existência seriamente.

10. Psicanálise
Ser psicanalista é simplesmente abrir os olhos para essa evidência de que não há nada mais confuso do que a realidade humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!