Vida Simples

Anos após deixar presidência do Uruguai, Pepe Mujica leva vida reservada e humilde

“O homem não governa hoje as forças que ele desencadeou, são as forças que ele desencadeou que governam o homem. Isso é vida. Porque nós ganhamos vida tentando ser felizes. Porque a vida é curta e vai embora. E nenhum bem vale tanto quanto a vida, isso é elementar.”

Um pensamento expresso pelo então Presidente do Uruguai José Alberto “Pepe” Mujica Cordano na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Era 2013 mas suas palavras, cheias de sabedoria, atravessam o tempo capazes de descrever o que deveria ser a essência da vida: a felicidade na simplicidade. A atenção às necessidades da humanidade e ao bem-estar do planeta que nos hospeda tornam seu pensamento mais relevante do que nunca.

Pepe Mujica é um homem que viveu muitas vidas diferentes, experimentou em primeira mão a violência da ditadura, das prisões que os regimes militares impõem com a força das armas. A vida de Mujica foi uma odisseia feita de luta, paixão e compromisso para mudar a sociedade para melhor: de origem humilde, órfão desde cedo, deixou o ciclismo para se dedicar à política e nos anos 1960 ingressou na guerrilha dos Tupamaro. Em 1967 Lucía Topolansky ingressou na mesma organização, onde ganhou o apelido de La Tronca ou La Dura , ela que deixou uma vida conturbada para se dedicar à luta contra o regime violento em vigor.

Amor pela política

Pepe e Lucía se conhecem, se apaixonam, brigam, são separados pela ascensão do presidente e ditador Juan María Bordaberry após o golpe militar de 1973. Há 12 anos ambos são presos políticos: sofrem pressão, tortura, violência.

1985 é o ano da liberdade reconquistada: o regime é deposto e uma anistia é oferecida aos ex-guerrilheiros. Pepe e Lucía se reencontram e para ambos é hora de um novo começo, ainda juntos. Em 2005 eles se casam. Com o Movimento de Participação Popular começa uma carreira política imparável que levará Pepe a se tornar primeiro deputado, depois senador e finalmente presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Lucía é eleita para a Câmara dos Deputados e depois se torna senadora por Montevidéu, sua cidade natal.

Vida como Presidente e Primeras Damas

Eleito com 75% dos votos, Pepe era muito amado por seu povo, mas isso foi apenas o começo de uma história de amor e de grande respeito por esse homem que fez da vida simples sua bússola. Ganha o apelido de Presidente Pobre: ​​não se muda para o palácio presidencial, corta seu salário em 90% para doar aos mais pobres, continua morando na modesta casa de Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu , e anda com o besouro celeste classe ’87 dado a ele por amigos.

Na presidência de cinco anos, o Uruguai aprovou o casamento gay, a legalização das drogas leves, a descriminalização do aborto. Um presidente que recomeçou várias vezes, que conseguiu conciliar humanidade e carreira política, sempre colocando em primeiro lugar o cuidado com a vida, com o bem-estar entendido como direitos e felicidade. Um pensamento político revolucionário, inovador e sempre atual porque o mundo continua a cair.

Uma personalidade tão generosa e encantadora que se tornou protagonista de dois filmes em 2018: Uma noite de 12 anos (La noche de 12 años) de Álvaro Brechner, baseado no livro Memorie dal calabozo, 13 anos no subsolo com foco nos anos de prisão e isolamento de executivos tupamaros.

Leia também: Conheça o mapa interativo que permite escutar as línguas e sotaques do mundo

O outro é o documentário Pepe Mujica, uma vida suprema dirigida por Emir Kusturica, que refaz as etapas de uma vida inteira, o retrato de um homem que nunca deixou de lutar, perseguindo seus próprios ideais.

O testemunho político

A herdeira natural dessa filosofia de vida trazida para as instituições poderia ser Lucía Topolansky. Senadora desde 2005, tornou-se presidente interina do Uruguai de 26 a 28 de novembro de 2010, quando Pepe e o então vice-presidente Danilo Astori estiveram ausentes do território sul-americano. Em 2017, após a renúncia de Raúl Sendic Rodriguez, foi nomeada vice-presidente como a segunda senadora mais votada do partido. O primeiro foi Pepe que não pôde assumir o cargo porque não haviam passado 5 anos desde o cargo anterior.

O outro testemunho é aquele que Mujica quer passar para as novas gerações. Pepe decidiu deixar qualquer cargo institucional, deixar de receber o salário de senador, mas certamente continuará a “treinar” os políticos de amanhã, a professar a simplicidade da vida contra o consumismo e a necessidade de acumular objetos ou riquezas.

“O desenvolvimento não pode ser contra a felicidade, deve ser a favor da felicidade humana, do amor, da Terra, das relações humanas, de cuidar dos filhos, de ter amigos, de ter o que é fundamental. Porque este é o tesouro mais importante que temos. Quando lutamos pelo meio ambiente, o primeiro elemento do meio ambiente se chama: a felicidade humana.”

Leia também: Artista cria retratos hiper-realistas usando apenas lápis grafite e carvão; confira fotos

Fonte: Greenme

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Share
Published by
Gabriel Pietro

Recent Posts

Filme proibido para menores de 18 anos é MAIOR ESTREIA DO MÊS no streaming; veja como assistir

Que tal um thriller psicológico que promete mexer com os nervos e a mente? "Santuário",…

3 dias ago

Esta série que acabou de chegar na Netflix está comovendo os assinantes de todas as idades

Em uma estreia recente que já está resonando com o público global, a Netflix colocou…

3 dias ago

Grupo Molejo é furtado no mesmo dia da morte do cantor Anderson Leonardo

De fato, a última sexta-feira, ontem, foi um dia difícil para o grupo Molejo. No…

3 dias ago

Calotes e despejos sem fim: QUEM SÃO e POR QUE mãe e filham moram no McDonald’s?

No coração do Leblon, uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro, uma situação…

4 dias ago

5 séries perfeitas para ver esse fim de semana na Netflix que vão te fisgar desde o 1º episódio

Nesta matéria, mergulhamos em cinco séries que estão moldando as conversas culturais e cativando audiências…

4 dias ago

Filme aplaudido de pé nos cinemas finalmente está na Netflix e você já pode assistir

Quando se trata de narrativas envolventes e performances impactantes, poucos filmes recentes capturam a essência…

4 dias ago