Atualidades

Alagba, a tartaruga mais antiga do mundo, morreu: tinha 344 anos e era considerada sagrada

Com informações de GreenMe

Alagba foi levada à Ogbomoso, na Nigéria, já com uma certa idade, há mais de três séculos. Quando veio ao mundo, ainda no século XVII, a “idade moderna” como nós a conhecemos ainda estava engatinhando. Ainda jovem ela foi levada por Isan Okumoyede para a cidade onde viveria até o fim da vida e onde seria mais que acolhida, reverenciada.

Atualmente a tartaruga viva mais velha, Jonathan, conta com 187 anos. A espécie vive aproximadamente 150 anos, o que já é algo admirável, mas Alagba com certeza superou todas as expectativas. A sua morte, produto de uma doença que não estendeu por muito tempo, porém de alta letalidade, foi noticiada pela mídia local e recebida pelos cidadãos com grande pesar.

A tartaruga era frequentemente visitada por peregrinos, que a associavam à realização de curas milagrosas para várias doenças. Ela vivia no palácio do chefe da cidade, onde tinha à sua disposição alguns funcionários da administração local, que cuidavam para que jamais lhe faltasse nada.

Abaixo, algumas publicações noticiando o falecimento de Alagba:

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Fotografia e seu papel na narrativa visual

A fotografia é uma das formas mais poderosas de comunicação visual. Ela permite que as…

1 dia ago

Pudim que conquistou Neymar viraliza e banca reforma de doceria em Santos

Um pudim, uma nota de R$ 100 e uma confeiteira corajosa no meio da rua…

2 dias ago

Anvisa exige retirada das prateleiras de esmaltes com substância proibida; confira a marca e tonalidades

Quem faz unhas em gel costuma olhar primeiro para cor, brilho e durabilidade. Desta vez,…

2 dias ago

Sabe quem é? Menina da foto conheceu sertanejo aos 15 anos e segue com ele até hoje (mais de 30 anos depois!)

A foto tem cara de lembrança tirada do fundo do baú: enquadramento simples, visual de…

2 dias ago

Após divórcio inesperado, mulher de 40 anos ganha uma nova chance no amor em filme n° 1 da Netflix

Existe uma fase da vida adulta em que certas mudanças chegam sem pedir licença. A…

4 dias ago

O filmaço de assalto a banco com Viola Davis e Liam Neeson acaba de estrear no streaming e você precisa ver!

Filmes de assalto costumam gostar de cronômetro, cofre, fuga e plano milimetricamente desenhado. As Viúvas…

4 dias ago