Já pensou em ter uma horta em seu telhado? Ou cultivar um jardim? Saiba que isso se tornou possível graças a um pesquisador brasileiro, engenheiro agrônomo Sérgio Rocha, criou uma telha na qual se pode plantar diversos tipos de plantas como legumes, grãos e verduras.

O projeto nasceu em 2008, contando com o agrônomo e a ecóloga Fabiana Scarda. Eles trabalham com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para telhados verdes e jardins suspensos por meio do Instituto Cidade Jardim.

“Além de ser muito mais leve que uma telha comum, o novo produto promete ser à prova de infiltração, que é um grande receio para muitos. “Começamos a perceber que as tecnologias existentes são sempre itens a mais na obra -, são revestimentos para lajes e coberturas já impermeabilizadas. Então resolvemos criar um produto que simplificasse a instalação e que de fato pudesse cumprir com a função de uma telha”, afirmou Sérgio Rocha em entrevista ao CicloVivo.

Cultivo de alface hidropônico | Foto: Divulgação

A telha é denominada de Kaatop. Será possível plantar tomates, abobrinhas e morangos, será possível garantir arroz, feijão, aveia e até milho no telhado de casa.

O engenheiro afirma: “Queremos ampliar as possibilidades de agricultura urbana. Estamos pensando em grandes culturas e produção em escala de carboidratos, ocupando de forma produtiva esses espaços vazios dentro da cidade”.

Essa pode ser uma grande descoberta a salvaguardar a segurança alimentar nos grandes centros urbanos.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse Ciclo Vivo.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!