Desde a criação do biquíni nos anos 40, a indústria têxtil vem se aperfeiçoando para proporcionar à moda e ao mercado diversos modelos para atender a todos os estilos. O queridinho das mulheres na estação mais quente do ano nada mais é do que um conjunto de duas peças composto por top e calcinha que cobrem o busto e as partes íntimas. Mas, além de proteger, eles precisam ter outras características para conquistarem cada vez mais adeptas a atividades físicas e de lazer, tanto nas praias como nas piscinas dos clubes.

Na moda praia conforto e estilo são fundamentais
A tecnologia é uma grande aliada beachwear. Dessa forma, a produção de biquínis é pensada para atender todo tipo de corpo, estilo e também destinada à atividade adequada. Basicamente, para a parte de cima, o top, foram desenvolvidos o tomara que caia, cortininha, meia taça, ombro a ombro, um ombro só, frente única, faixa, cropped regata e o top alcinha.

Na composição do biquíni, quando falamos da parte de baixo, a calcinha (e tanga) ele possui os modelos com a lateral estreita, média, larga, franzida, ruffle, ripple, hot pants, fio dental e asa delta. Tudo isso com diferentes tecidos, tons, cores e estampas. E para saber qual a melhor opção de biquíni você precisa de algumas sugestões.

O formato do seu corpo é decisivo na moda praia
O modelo tradicional de biquíni é fabricado através de um mix de nylon (ou poliamida) com LYCRA. É desenvolvido para suportar altas temperaturas, água com cloro utilizado nas piscinas, a areia, água salgada do mar, a exposição aos raios solares UV e o uso prolongado. Através da silhueta do seu corpo é possível definir qual é o modelo que vai lhe oferecer melhor caimento e ajuste ao seu corpo. São eles:

Corpo retângulo: é o formato preferido das estilistas por não precisar de ajustes. Afinal ele possui os ombros, a cintura e o quadril quase com as mesmas medidas. A Gisele Bündchen é um exemplo mais famoso. O tipo hot pants com cores quentes é uma ótima pedida. Agora, caso queira harmonizar o visual, aposte em lacinho na lateral, para valorizar a cintura e babado nos seios e quadris.

Corpo ampulheta: aqui a cintura é bem definida e os ombros e quadris possuem a mesma proporção. É o formato mais comum entre as brasileiras. Qualquer tipo de biquíni nesse corpo cai bem.

Corpo triângulo invertido: aqui as medidas do ombro se destacam em relação à cintura e ao quadril. Para harmonizar essa proporção aposte em amarrações laterais e modelos com babados criando visualmente um corpo no formato em X. A parte de baixo pede estampas grandes e cores quentes também. Para a parte de cima, cores neutras, pois a discrição é importante nesse look.

Corpo triângulo: também chamado de formato pêra, a cintura é bem definida e o quadril é mais largo que os ombros. O equilíbrio vem definindo tons neutros ou monocromáticos, lisos, para a parte de baixo, e o oposto para a parte de cima, use texturas, franzidos, estampas e babados na parte do seio.

Corpo oval: esse formato é muito comum para pessoas acima do peso, afinal ao engordar é natural ter um ganho de gordura na região abdominal. Aqui a ideia é realçar outras partes do corpo. Dessa forma os biquínis de cintura alta, com laterais largas, com cores escuras auxiliam a diminuir visualmente essas medidas. Biquíni cortinão é indicado para quem tem seios fartos.

Dicas que valem ouro e um belo bronzeado
As peles mais bronzeadas ficam muito bem com os biquínis de cores quentes como laranja, amarelo, vermelho, por exemplo. É importante salientar que as cores vibrantes aumentam as medidas e as cores neutras, ou mais escuras, diminuem. Para qualquer idade e formato de corpo as cores básicas, preta e branca, são as mais adequadas. Não tem erro.
E para você que busca um biquíni adequado ao seu corpo, seja com recorte inusitado, com pedraria, liso, estampado, de crochê ou tricô, animal print, cores quentes ou monocromáticas, acesse a plataforma da SHAFA, lá você vai encontrar um modelo a sua cara.

RECOMENDAMOS






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!