Não é algo simples (nem, talvez, possível), para quem padece do mal da ansiedade, simplesmente deixar de senti-la. Há, entretanto, estados mentais a que damos no dia-a-dia o nome de “ansiedade” e que não configuram patologias, por assim dizer, graves: preocupações que nos tiram o sono, ideias que nos aprisionam no futuro e que nos impedem de viver o agora. Em qualquer caso, contudo, costuma ser de grande utilidade buscar compreender a fundo o que se passa conosco.

A ansiedade já está entre os maiores males do século e, ao lado da depressão (muitas vezes concomitantemente a ela) tem comprometido o bem estar e a saúde mental de milhões de pessoas ao redor do mundo, pessoas que, em muitos casos, vendo-se incapazes, impotentes para lidar com os desafios da vida quotidiana em razão do estado mental em que se encontram, acabam pondo fim às próprias vidas.

Em resposta ao aumento do número de pessoas diagnosticadas com ansiedade, a psiquiatria tem sido demandada como nunca antes na história e psicofármacos, que aliviam sintomas mas passam longe de combaterem as causas mais profundas da doença, tem sido, também, receitados como nunca antes na história.

Alternativamente, pessoas tem procurado (e frequentemente encontrado) em práticas meditativas uma saída para o mal da ansiedade. A eficácia de práticas como a meditação reside, precisamente, no fato de nos tornar mais capazes de refletir com tranquilidade sobre nós mesmos, nos tornando aptos a escantear ideias que comprometem a boa compreensão e resolução dos problemas que atravessamos.

Se “a ansiedade”, em qualquer dos seus graus, se caracteriza sempre, em alguma medida, por não tirar “o problema de amanhã” e sim, apenas, por tirar “sua paz de hoje”, a busca pela compreensão do problema já é, precisamente, não um passo na direção da cura, mas parte da cura: ela representa um primeiro momento da “pacificação” mental que caracteriza a cura almejada.

》》》Você se considera uma pessoa ansiosa? Saiba que temos mais de 18 milhões de brasileiros diagnosticados com o transtorno da Ansiedade. Fora os milhões que ainda não buscaram ajuda e não foram diagnosticados. Clique aqui para conhecer um método com técnicas de PNL e Coaching e acabe de vez com esse problema.《《《

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!