
Se tem um “ritual” que costuma ligar o modo defesa em muita gente, é ouvir uma piadinha atravessada sobre o Brasil — ainda mais quando o assunto envolve premiação grande.
Foi mais ou menos esse o gatilho do novo climão envolvendo o diretor espanhol Oliver Laxe, que acabou virando alvo de críticas de brasileiros nas redes depois de um comentário feito na TV.
A fala aconteceu no talk show espanhol “La Revuelta”, durante a divulgação de “Sirat”. Ao falar da presença de brasileiros na Academia do Oscar, Laxe soltou uma ironia que não caiu bem: disse que os brasileiros seriam “ultranacionalistas” e que, se o Brasil inscrevesse “um sapato” no Oscar, “todo mundo votaria”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/o/m/ua93z9QNKNdZJzdjF0lQ/grades-39-.jpg)
Leia também: A mulher mais velha do mundo atravessou dois séculos com um hábito que médicos sempre condenaram
Daí em diante, o roteiro foi rápido. Como o cineasta não tem Instagram para receber a chuva de respostas diretamente, a reação migrou para a vitrine mais óbvia: o perfil oficial do filme.
Em questão de minutos, as publicações recentes passaram a acumular comentários em massa.
Nos comentários, o emoji de sapato virou a forma preferida de devolver a provocação na mesma moeda. Também apareceram frases do tipo “respeita o Brasil”, “o choro é livre” e aquela suspeita clássica de internet quando alguém fala demais: “queria engajamento?”.

Teve até gente puxando referência de novela para temperar a resposta. Uma das mais repetidas foi a frase atribuída à Carminha, de Avenida Brasil: “Obrigada pelo toque, Lucinda…”, usada como deboche para a situação.
Enquanto isso, a vitrine brasileira na temporada segue chamando atenção por conta de “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura.

O longa já soma dois Globos de Ouro e aparece no Oscar em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Elenco (categoria nova), Melhor Filme Internacional e Melhor Ator.
Leia também: Janeiro Roxo: Brasil é 2º país mais afetado no mundo pela hanseníase – veja como se prevenir
Compartilhe o post com seus amigos! 😉

