Publicado originalmente em Sou Mamãe

A principal função dos pais é amar e educar seus filhos. Eles devem estar sempre presentes, apoiando e aconselhando mesmo quando não estiverem de acordo com certas decisões.

Está comprovado que as crianças aprendem principalmente com o exemplo. Se você quer ensinar seu filho a ser uma criança responsável, honrada e boa, deve se assegurar que você também o seja.

Não serve de nada tentar ensinar uma criança se ela não vê o comportamento refletido nos pais. Dessa forma, não apenas o comportamento do filho melhorará, mas também o do pai.

Você pode ensinar muitos valores aos seus filhos, mas existem 9 ensinamentos que devem ser primordiais. Se a criança nunca os aprender, poderá ter muitos problemas no futuro.

9 valores que você deve ensinar aos seus filhos

Honestidade
Esse é um valor básico que você deve ensinar desde muito cedo. Algumas vezes as crianças optam por mentir ou encobrir seus atos para evitar serem castigadas, por isso é importante que você converse com elas sobre a importância de dizer a verdade.

Se você descobrir que seu filho mentiu, sente-se ao lado dele e converse. Pergunte o motivo pelo qual fez isso isso e diga que as mentiras, geralmente, têm consequências negativas.

Tolerância
Tolerar os pensamentos ou as atitudes das pessoas apesar de não concordar com elas é algo necessário. Se houvesse mais tolerância no mundo, muitos dos problemas do ser humano desapareceriam.

Ensinar esse valor ao seu filho permitirá que ele aceite e respeite os outros. Ele saberá que sua opinião pode ser tão válida quanto a de qualquer pessoa.

Uma criança tolerante poderá brincar tranquilamente com outras sem necessidade de brigar quando não gostar de algo. Ensinar seu filho a tolerar é ensinar o diálogo e evitar a violência.

Respeito
Respeitar os mais velhos e as outras crianças é a primeira coisa que os seus filhos devem aprender. Isso é essencial para o desenvolvimento da comunidade.

Não levantar a voz, nem contradizer ninguém de maneira grosseira, assim como respeitar as regras do lar são apenas algumas formas de manifestar que esse valor é importante.

Responsabilidade
Será de muita ajuda se a criança desenvolver o valor da responsabilidade. Em primeira estância, servirá para cumprir com as obrigações da escola e do lar.

Para ensinar o valor da responsabilidade é importante que você defina bem as obrigações da criança e não permita que ela as negligencie.

“Seus valores definem quem você realmente é. Tua identidade real é a soma total dos seus valores”

-Assegid Habte-

Bondade
Todos os pais querem que seus filhos sejam bons e generosos. Uma criança que se preste a ajudar os outros quando mais necessitam será, sem dúvida, um adulto excepcional.

Para ser uma boa pessoa, seu filho deve desenvolver o dom da empatia. Ensine a ele a importância de se colocar no lugar do outro antes de julgar. Somos todos humanos, e cada um tem suas próprias razões para agir de determinada maneira.

Amabilidade
Seu filho deve aprender a ser amável com os outros. Todos nós temos dias ruins em que não estamos de bom humor, mas isso não é desculpa para descontar nas pessoas ao nosso redor.

Ele deve ser educado e amável, além de saber se comportar de acordo com a ocasião. Muitas vezes, um sorriso pode mudar, inclusive, a maneira de enxergar um problema.

Caráter
Uma criança deve se adaptar aos bons costumes. No princípio, será muito difícil. Mas, com o tempo, um hábito é criado e não haverá mais problema.

É importante que sejam impostos limites e que a criança aprenda que não pode fazer sempre o que quer. Apenas assim poderá amadurecer e aprender a ser alguém assertivo.

Autoestima
Para a criança aceitar a si mesma, é muito importante que você dê o primeiro passo nesse sentido. Os pais são elementos importantes para os filhos, pois geralmente se transformam em exemplos a serem seguidos.

Ensine seu filho a gostar de si mesmo e a não aceitar certos comportamentos alheios. Ninguém tem o direito de fazer outra pessoa se sentir inferior ou tratar alguém mal.

Fotografia de capa de TheVirtualDenise/ pixabay

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!