“I have a dream” – a esperança e o otimismo como imperativos, no discurso de Luther King

Conheça e curta Por Uma Internet Mais Pacífica
O discurso “I Have a Dream” (em português, “Eu Tenho um Sonho”), de Martin Luther King, foi um marco na história do movimento americano pelos Direitos Civis. É considerado um dos maiores discursos da história e foi eleito como o melhor discurso americano do século XX.

Em um momento em que muitos líderes do movimento por direitos civis duvidavam da eficácia da estratégia de não-violência defendida por King, as palavras desse discurso viraram um símbolo de esperança e de otimismo.

Além da importância histórica do discurso, a mensagem contida nessas palavras ainda soam atuais por seu poder conciliador. O discurso de King transmite uma mensagem universal por estar centrado em um sonho e não em uma realidade.

O sonho é a aspiração por uma realidade diferente. Segundo Carl Jung, o sonho é um processo orientado para um fim. É exatamente neste ponto, no valor prospectivo do sonho, que reside sua importância. Em tempos sombrios, a esperança e o otimismo, mais do que desejáveis, tornam-se imperativos.

Texto e vídeo trazidos da página Por uma internet mais pacífica