Nosso encontro com Fernando Pessoa

FERNANDO ANTÔNIO NOGUEIRA PESSOA, faleceu em 30 de novembro de 1935 em Lisboa, mas a impressão que se tinha durante o evento ocorrido em Salvador , em sua homenagem, era que a qualquer momento ele chegaria!

Um clima lusitano envolveu os presentes: O fado tocado baixinho, as paredes exibindo banners com os locais mais apreciados e frequentados por ele,como a Praça do Rossio, a rua dos Douradores, a Praça das Figueiras o Café A Brasileira, e o restaurante Martinho da Arcada, davam um toque especial. . A decoração e o Buffet , com louças portuguesas em tons de azuis criavam uma atmosfera bem típica de Portugal. Uma luminária em forma de árvore, carregava pequenos trechos da sua obra que seriam lidos durante o evento. Marcadores de livros mostrando seu rosto tinha no verso a poesia Mar Português e foram as surpresas para os convidados! Houve sorteio de um exemplar do Livro do Dessassossego.

Neste cenário, não seria estranho que sua presença física ali estivesse, pois espiritualmente , todos a sentiam .
O ator Marcos Machado, que o interpreta há 10 anos, foi contratado para o evento e fez uma belíssima apresentação mostrando o poeta e seus principais heterônimos, em declamações perfeitas.

O evento teve caráter particular, e foi realizado pela baiana Maria da Conceição Silva Andrade, Medica , poeta e mãe de 4 filhos. Grande admiradora da obra Pessoana, e estudiosa da sua vida , tinha consigo o sonho de mostrar um pouco que fosse, da magnitude , profundidade e riqueza da obra deste que é considerado o maior poeta da língua portuguesa. Quando seu filho Pedro ofereceu-lhe uma festa de aniversário, já tinha em mente tudo idealizado e decidiu fazer um Sarau com obras do poeta português! Chamou o evento de LAVA-PÉS LITERÁRIO, e este foi seu maior presente.

No dia 23 de janeiro, as 20 hs, na cidade de Salvador, no elegante condomínio Alba Longa, a Dra. Conceicao Andrade e seus convidados, em torno de 90 pessoas, viveram com intensidade um grande momento poético.
A aniversariante conduziu o evento e convidou os presentes a prestarem sua homenagem , declamando o que sabiam de cor ou lendo os versos que estavam na árvore.

O poeta havia dito no Livro do Dessassossego: ” Penso às vezes, num deleite triste, que se um dia, num futuro a que eu já não pertença, estas frases que escrevo , durarem com louvor, terei enfim a gente que me compreenda, os meus, a família verdadeira para nela nascer e ser amado” ora, o LAVA-PÉS LITERÁRIO conseguiu de fato atender a este sentimento. Mas a maior surpresa do evento, ficou reservada para o final!

Em um telão , estrategicamente colocado em outro ambiente, foi mostrado o depoimento da sobrinha do poeta, Manuela Nogueira, filha da sua irmã Henriqueta a Teca. Fernando pessoa era muito apegado a esta irmã e na casa dela viveu seus últimos 15 anos. Tinha pela sobrinha Manuela um carinho especial. Atualmente ela está com 90 anos e mora em Lisboa. É também escritora, já publicou vários livros de poesia e ainda se ocupa de literatura.

Nos conhecemos e ficamos amigas, em Olinda-PE, EM 2015, na FLIPORTO, festa de literatura internacional – quando foi convidada para abrir o evento que teve o poeta como homenageado. No vídeo ela declama alguns versos do seu tio , e deixa todos emocionados. Foi fantástico ter tão perto de nós, ainda que em vídeo, uma pessoa da família dele, representando-o. Este evento encontra-se gravado e o filme pode ser visto na internet.

revistapazes.com - Nosso encontro com Fernando Pessoa
A aniversariante Conceicao Andrade

revistapazes.com - Nosso encontro com Fernando Pessoa

revistapazes.com - Nosso encontro com Fernando Pessoa
Declamação de poemas de Pessoa.
revistapazes.com - Nosso encontro com Fernando Pessoa
Bolo em formato de livros de Fernando Pessoa.

Havia uma ou mais surpresas, um marcador de página com sua foto mostrava no verso o poema Mar Portugues.






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!