Pouco importa se você é espírita ou espiritualisa ou não. Conhecer a biografia de uma pessoa histórica como Allan Kardec irá enriquecê-lo intelectualmente e ainda poderá fazer com que você venha a meditar sobre as maiores questões filosóficas que intrigam a mente humana.

O educador francês, nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, apenas aos 50 anos veio a ver-se impactado por intrigantes descobertas não cientificamente comprovadas que mudariam não só a sua vida, como trariam impacto a milhares de pessoas, em virtude da seriedade dos estudos e registros dele, que viria a ser conhecido como “o codificador da doutrina espírita”.

Abaixo, 4 motivos para assistir, ainda hoje, ao filme:

1 – A importância histórica de Kardec.
Allan Kardec (1804-1869) Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivali, nasceu em Lyon, França, no dia 3 de outubro de 1804. Filho do juiz Jean-Baptiste Antoine Rivail e de Jeanne Louise Buhamel, descendentes de antigas famílias católicas de Lyon, foi criado no protestantismo. Iniciou seus estudos em sua cidade natal e desde jovem mostrou inclinação para o estudo das ciências e da filosofia. Foi levado para a o famoso Instituto de Educação Pestalozzi, em Yverdun, Suíça, onde estudou até formar-se pedagogo, em 1824.

Aos 50 anos, por meio da codificação espírita, ele descortinaria a porta entreaberta entre dois mundos: o dos vivos e o dos “mortos”

2 – “O homem por trás do nome”
O filme prima por trazer a público traços humanos do codificador, de modo a mostrar suas falhas, seus medos, suas eventuais inclinações céticas. Pelo que vimos, não tenta construir um mito, mas mostrar o homem.

3 – A beleza da reconstrução cênica
Eficiente o trabalho do diretor Assis ao levar-nos a uma viagem no tempo e no espaço, reproduzindo com esmero a França do século XIX. Ótimas fotografia e figurinos arrematam esse quesito.

4 – Homenagem ao estudioso
Acima de tudo, o filme é visto como uma grande homenagem ao estudioso e codificador espírita que, enfrentando divergências e a própria Igreja Católica, conseguiu trazer conhecimentos ainda hoje relevantes para a humanidade, alicerçando a Filosofia, a Ciência e a Religião espírita.

Assista ao trailer:

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS