Primeiros sintomas de ansiedade: 5 sinais raros que você não deve ignorar

Incerteza Medo Mal-entendido Estas são as três sensações que mais afetam aqueles que sofrem de ansiedade, mas ainda não têm um diagnóstico definitivo. Ao contrário das doenças físicas, nem sempre é fácil explicar como se sente a ansiedade, um distúrbio no qual os sintomas físicos, emocionais e cognitivos convergem e podem se tornar uma provação real. De fato, para muitas pessoas, o diagnóstico torna-se até mesmo libertador, porque eles finalmente encontram uma explicação para o que acontece com eles e, é claro, podem encontrar uma solução.

A ansiedade não é uma entidade monolítica, o que significa que ela pode se apresentar de maneiras diferentes. Haverá aqueles que sofrem mais com seus efeitos psicológicos e haverá quem os somatize. Em qualquer caso, conhecer os primeiros sintomas de ansiedade ajudará você a detectá-lo rapidamente e interromper seu progresso.
Os primeiros sintomas de ansiedade que geralmente passam despercebidos

1. Pés frios. Sim, os pés frios não são apenas desconfortáveis, eles também podem ser um dos primeiros sintomas de ansiedade. Quando você está ansioso, seu cérebro assume que você está em perigo e, portanto, redireciona o fluxo sanguíneo para os órgãos mais importantes do corpo que estão em seu torso. Como resultado, menos sangue atinge as extremidades. Esta resposta ancestral de luta de fuga é projetada para garantir sua sobrevivência. Infelizmente, esse mecanismo é ativado indistintamente, se você está em perigo real ao ponto de um urso marrom atacar você ou se você se sentir ansioso porque você vai se atrasar para a reunião.

2. Bocejo frequente. Os bocejos não são apenas um indicador de sono ou tédio, eles também podem se tornar um dos primeiros sintomas de ansiedade. De fato, nos últimos anos, uma teoria tomou forma de acordo com a qual os bocejos servem para expandir e contrair as paredes do seio maxilar, a fim de bombear ar para o cérebro e abaixar sua temperatura. Também tem sido apreciado que pessoas nervosas e aqueles que sofrem de ansiedade generalizada ou ataques de pânico tendem a bocejar mais. De fato, uma pesquisa realizada na Universidade de Bournemouth revelou uma conexão entre a frequência de bocejos e o aumento do cortisol no sangue, o hormônio do estresse. O engraçado é que o cortisol também aumenta a temperatura do corpo e do cérebro. E essa é a razão que faria você bocejar mais quando se sentir ansioso.

3. Pesadelos recorrentes. Se você tem pesadelos recorrentes, que ocorrem com frequência, é provável que seja uma expressão de ansiedade, frustração e / ou preocupações. Essa foi a conclusão alcançada por um grupo de psicólogos da Universidade de Cardiff, que explicou que ocasionais pesadelos são uma tentativa de fazer sentido das experiências dia, mas pesadelos recorrentes são o resultado de emoções negativas derivadas de um profundo sentimento de falta de controle sobre nossas vidas e a ideia de que somos incapazes de lidar com problemas.

4. Nevoeiro mental Se você está tendo dificuldade em se concentrar ultimamente, pode ser devido à ansiedade. Não é só que as preocupações constantes evitam que você concentre sua atenção porque sua mente está em um redemoinho de ideias, mas que você pode experimentar uma espécie de “névoa mental ”, também conhecida como nevoeiro de fibrônio. Você pode perceber isso como uma incapacidade de compreender a realidade e pensar com clareza. Como resultado, você provavelmente começará a ter problemas de memória. Será difícil para você lembrar o que acabou de ler.

5. Gosto metálico na boca. Ansiedade geralmente provoca um sabor metálico na boca, que pode ser bastante desagradável. Existem explicações diferentes. O mais provável é que o estresse esteja causando uma reação das bactérias dentro da boca que faz com que suas gengivas sangrem. O sangue tem um gosto metálico, e é isso que você percebe, embora a quantidade seja tão pequena que você não possa vê-lo. A isto se acrescenta que, durante períodos de ansiedade, você se torna mais sensível a certos sabores. De fato, um experimento conduzido na Universidade de Bristol provou que a ansiedade aumenta a percepção de sabores amargos e salgados.

Ataque a ansiedade antes que ela expire

É importante procurar ajuda o mais rápido possível se você sofrer de ansiedade. Diferentes estudos demonstraram que quanto mais cedo for solicitada ajuda, mais rapidamente a ansiedade pode ser superada e, acima de tudo, mais duradouros serão os resultados ao longo do tempo.

Quanto mais cedo o círculo vicioso que gera ansiedade for quebrado, melhor. Com o passar do tempo, seu cérebro irá memorizar a resposta ansiosa, de modo que será mais difícil quebrar esse padrão e combater a ansiedade.

É importante saber que a ansiedade pode se tornar resistente. Uma investigação realizada na UCLA revelou que aproximadamente 60% dos pacientes não respondem bem ao tratamento convencional da ansiedade e continuam tendo sintomas incômodos que afetam sua qualidade de vida. Essas pessoas desenvolvem o que é conhecido como ansiedade resistente, que se deve, entre outros fatores, a ter esperado muito tempo para procurar ajuda.

Este livro sobre a ansiedade não só permitirá que você entenda seus mecanismos, mas também aproveite as técnicas práticas que o ajudarão a relaxar para manter a ansiedade sob controle.

Créditos da capa: Unsplash/ Natalia Figueredo

 

》》》Você se considera uma pessoa ansiosa? Saiba que temos mais de 18 milhões de brasileiros diagnosticados com o transtorno da Ansiedade. Fora os milhões que ainda não buscaram ajuda e não foram diagnosticados. Clique aqui para conhecer um método com técnicas de PNL e Coaching e acabe de vez com esse problema.《《《






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!