A “magia” do toque. Por que o contato físico é tão importante?

O tato é um dos sentidos que menos prestamos atenção, focando mais na visão e na audição.

Contato físico, no entanto, é um dos sentidos mais importantes. De fato, pode ser até o mais importante de todos.

Eu considero isso conforme digito essas palavras no meu computador, conforme seguro minha xícara de café em direção à boca, conforme abraço um amigo quando o encontro por acaso passando pela rua. Há muito envolvido em cada uma dessas situações, e apenas uma delas envolve outra pessoa.


O toque importa! Eis o porquê:

Toque físico te ajuda no processo de cura.
Massagem, acupuntura e outros tratamentos envolvendo o tato são usados há séculos. A mão de um pai segurando a de um bebê pode acalmá-lo quase que instantaneamente. E o toque pode curar a mente também: psicólogos licenciados podem usar o toque como forma de ajudar seus pacientes.

O toque ajuda a dar e receber energias positivas.
Toque positivo – um abraço de um amigo, colocar a mão no ombro de alguém para guia-lo – ajuda a liberar oxitocina, o hormônio do bem-estar. De fato, nos ajuda a nos sentirmos melhor, dando e recebendo energia através do contato físico.

Contato físico ajuda outros a te darem o que você precisa.
Quantas vezes você já encostou a mão suavemente no braço de alguém enquanto tentava provar seu ponto de vista? Acontece com mais frequência do que imaginamos, e se resume a usar o toque para conseguir o que você precisa.

O toque te ajuda a se conectar com outras pessoas.
Nosso sentido físico é o que nos faz sentir emoções. A proximidade com os outros – os que amamos, os desconhecidos – é o que ativa essas emoções. Quando você inicia um aperto de mão ou um abraço, com um amigo ou um desconhecido, emoções diferentes surgem. E é assim que nos conectamos com os outros, seja essa conexão felicidade, ansiedade, amor ou medo.

O toque nos ajuda na comunicação.
Pense na última vez que você encostou a mão no ombro de alguém. Você estava contando uma piada, tomando um café, estavam almoçando juntos? O toque inicia um laço que nos ajuda a comunicar nossos desejos, sonhos, exageros, dramas, falhas e sucessos.

Como você usa o contato físico na sua vida diária? Conte para nós nos comentários.






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!