O papa Francisco, cuja mensagem é sempre presente aqui na Revista Pazes, tem conquistado mentes e corações dentro e fora do catolicismo.

Sua grande sabedoria encontra eco em sua história de vida e as suas atitudes referendam o seu pensar.

Andrea Kirk Assaf, colunista da Inside the Vatican, selecionou trechos de falas de Francisco e as denominou “Ensinamentos Essenciais”, publicando, pela Editora Planeta, o livro “A Sabedoria de Papa Francisco“, com tradução de Solange Pinheiro.

Trata-se de um livro de bolso e irá agradar, com toda certeza, aquele que aprecia breves leituras para reflexão cotidiana. Nele, Francisco é uma estrela cuja luz nos é entregue em pequeninos raios, reacendendo em nós a esperança e a fé adormecidas.

Abaixo, algumas breves reflexões de Francisco.

“Proteger a criação, proteger todos os homens e todas as mulheres, olhá-los com ternura e amor, é descortinar um horizonte de esperança, é deixar um feixe de luz irromper por entre as nuvens sombrias, é proporcionar calor e esperança!”

Liberdade e esperança caminham de mãos dadas [ …] onde que que não haja esperança não pode haver liberdade.”

“A vida é uma caminhada. Quando paramos de nos mover, as coisas não dão certo.”

“Que nós rezemos pela paz, e que nós a concretizemos, começando em nossa própria casa.”

“Uma família perfeita não existe, tampouco existe um marido perfeito ou uma esposa perfeita, e não vamos nem falar em uma sogra perfeita! Somos apenas nós, pecadores.”

“Todas as guerras, todos os conflitos, todos os problemas não resolvidos pelos quais nós brigamos se devem à falta de diálogo.”

“Se admitirmos que todos nós pertencemos à natureza humana, ideias preconcebidas e mentiras podem ser superadas e pode surgir uma nova perspectiva no entendimento das outras pessoas.”

“O único modo de escapar da corrupção, o único modo de vencer a tentação do pecado da corrupção, é o serviço. A corrupção é o orgulho, é a arrogância, e o serviço torna todas as pessoas humildes. É uma ‘caridade modesta ajudar ao próximo’.”

Escrito por Nara Rúbia Ribeiro.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS