Brinquedo de menino ou menina – Daniel Becker

Daniel Becker graduou-se em Medicina em 1982, pela Universidade Federal de Rio de Janeiro, onde fez também a Residência Médica em Pediatria (Instituto de Pediatria da Universidade Federal de Rio de Janeiro, 1983-1985).

Três anos de treinamento em Pediatria Clínica, Medicina do Adolescente e Pediatria Social em Paris, França (1985 a 1987); em seguida, partiu para uma missão humanitária como pediatra da organização Médicos sem Fronteiras em um campo de refugiados cambojanos na fronteira entre a Tailândia e o Camboja (1988).

Foi o único pediatra de um hospital que cobria uma população de 35 mil refugiados, atendendo diariamente cerca de 200 crianças, dispondo de pouquíssimos recursos. Um ano de intenso aprendizado profissional e humano.
Após a passagem por MSF, fez uma longa viagem pela Ásia, passando por Nepal, China, Indonésia, Tailândia e outros países.

Em seu retorno ao Brasil (1989), iniciou seu consultório pediátrico e voltou ao Instituto de Pediatria da UFRJ. Começou também um trabalho com saúde comunitária em favelas do Rio de janeiro. Fundou e dirigiu por 15 anos o Centro de Promoção da Saúde, ONG do Rio de Janeiro que tornou-se referência nacional em intervenção e pesquisa nos campos de Promoção da Saúde, prevenção do HIV/AIDS, saúde urbana, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário. O Cedaps criou em 2005 a Rede de Comunidades Saudáveis do Rio de Janeiro, hoje com 150 grupos comunitários que representam territórios onde vivem 1.4 milhão de pessoas.Nesta época cursou a pós graduação em Homeopatia pelo IHB- RJ; e fez uma formação em Psicoterapia Transpessoal e meditação.

Estas formações diversas e intensa leitura, atualização e vivência nos campos da educação, nutrição, psicologia, saúde integral, consumo, vida alternativa e ecologia, todos relacionados à criança, ajudaram a compor a sua abordagem em pediatria integral.Alguns de seus temas e áreas de intervenção: Saúde da Criança e da Família; Saúde e Sustentabilidade; O Futuro da Saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas; Nossos Filhos e o Trabalho.

No vídeo de hoje, o pediatra Daniel Becker faz uma importante reflexão sobre os brinquedos “de menino” e “de menina” e sobre como podemos criar uma sociedade equilibrada para nossas crianças.






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!