Psicologia e Comportamento

Tenha responsabilidade afetiva. Não está afim? Fala. Não quer mais? Diga. Só não minta

Texto de Thamilly Rozendo

Você conhece alguém. Fica com o pé atrás, pois está calejado depois de tantas decepções amorosas. Então, as coisas acontecem de uma forma bacana e você resolve dar uma chance mesmo mantendo os dois pés no chão. A conversa flui. Os encontros também. Tudo parece estar indo bem. Sem essa de compromisso. Mas vira e mexe você se pergunta, depois de um tempo, ” a que pé estamos?”

E depois de um tempo esse alguém começa a sumir. Dar desculpas. Diz estar com muito trabalho. Sem tempo. Mas que morre de saudade e de vontade de te ver. Faz brincadeiras e joga indiretas que dão a entender que realmente é falta de tempo. Você acredita. Tenta não ficar no pé, não cobrar nada. E o tempo passa. As conversas tornam-se mais espaçadas. Você sente falta mas não diz. Não quer bancar a louca do “quer compromisso.” Na verdade nem é compromisso o que você deseja. É sinceridade. Então você decide mandar a real e é surpreendida com um: “não é nada com você. Estou sem tempo mesmo, mas vamos nos ver.” E aquela história água morna continua. Até que o outro vai desaparecendo…. Até que você encontra esse alguém com outro alguém. Até que você entende tudo. Entende as desculpas aos finais de semana. A demora em responder mensagens. As fugas. Os joguinhos.

Tenha, por favor, responsabilidade afetiva com as pessoas as quais você se relaciona. Conheceu, gostou? Ótimo. Ficaram? Beleza. Não está gostando mais? Diga. Está interessado em outra pessoa? Magoe, se for preciso, mas não minta. Não use do sentimento de pertencimento para inflar o seu ego. Seja sincero. Nem todo mundo quer um relacionamento, às vezes só queremos transparência. Sinceridade. Ter alguém do lado que quer a gente do lado. Depois de tantos calos a gente não desmorona mais com qualquer adeus. Então não se preocupe quanto a isso. Não irá me machucar. Ninguém se apaixona do dia para a noite. Eu só queria a tua sinceridade. Queria não ter perdido meu tempo com alguém tão vazio que precisa usar desculpas para dizer que não quer mais.

Joguinhos de interesse e de ego cansam. Gente que provoca e vai embora. Que demonstra querer, mas não quer cansa. Que tem tempo, mas diz que não. Que usa desculpas ao invés de dizer o que quer. Ah, definitivamente não quero alguém assim na minha vida.

Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Crush + sofá + Netflix: 5 comédias românticas natalinas pra criar clima hoje

Nem todo date precisa de bar lotado: às vezes, a melhor química aparece quando vocês…

2 dias ago

O algoritmo ajudou? Este filme disparou, bateu 29 milhões de views e virou líder na Netflix

Se você abriu a Netflix nos últimos dias e viu um “troll” te encarando na…

2 dias ago

Vimos antes da estreia: o filme mais aguardado de 2025 chega à Netflix e entrega muito mais do que promete

Tem suspense que te prende pela charada. E tem suspense que te pega pelo clima:…

2 dias ago

5 filmes recomendados por um psicanalista que vão explodir a sua mente

Tem filme que dá susto, tem filme que dá vontade de pausar pra respirar… e…

3 dias ago

Um passeio guiado sai do controle e deixa um casal preso em um cânion lutando para sobreviver neste filme nº 1 do streaming

Tem filme de sobrevivência que usa a natureza só como pano de fundo. O Cânion…

3 dias ago

O que acontece quando cientistas brincam de Deus? A resposta está neste suspense incrível da Netflix

Tem gente que entra em pânico quando o celular cai pra 1%. Oxygen pega essa…

3 dias ago