Psicologia e Comportamento

“Se um filho ofende a mãe, esta não deveria atendê-lo.” Içami Tiba

Por Nara Rúbia Ribeiro.

Ninguém nasce sabendo ser pai ou mãe. Quando os filhos chegam, desconheço que venham com manual do fabricante ou com instruções “de uso”. Ninguém poderia escrever um manual assim, porque cada um dos filhos é um universo único. O que se pode fazer é tão somente trazer aos pais algumas reflexões sobre o seu comportamento enquanto educadores dos seus próprios filhos.
Não perca os melhores descontos Vivo Celular e contrate agora mesmo! Com a Vivo você tem a maior cobertura do Brasil. Confira!

No Brasil, Içami Tiba (Médico Psquiatra, Educador, Escritor) sempre nos convidou à refletir sobre a família e, em especial, à paternidade.

Não raro observamos filhos que maltratam e dominam os seus pais, demonstrando precocemente uma tendência à manipulação e à jogatina emocional movida à chantagem. Içami Tiba, em seu livro “Educação Familiar – Presente e Futuro”, ensina-nos a não ignorar tais situações:


“Se um filho ofende a mãe, esta não deveria atendê-lo. Se a mãe engole seco e procura atendê-lo, está reforçando a má educação. Se a mãe, sem ficar brava, disser claramente: “Se você me trata mal, eu saio de perto de você” (e se afasta), o filho vai aprender que se tratar mal as pessoas, elas se afastarão.

Não é interessante nem educativo a mãe se afastar em silêncio ou magoada. Tem de explicar que não aceitou como o filho a tratou. Não basta o filho vir e pedir algo outra vez. É preciso que antes peça desculpas pelo desrespeito. Este é o preço que o filho deve pagar por ter tratado mal a mãe. Se insistir com grosseria, ele que arque com outras consequências, que devem estar combinadas antes. Tudo o que é combinado tem de ser cumprido. Mesmo que a vontade dos pais seja perdoar, alimentam a má educação.”

A inércia, o silêncio, assim como atender ao filho quando este humilha, maltrata ou tenta de qualquer modo manipular os pais é anuir ao seu comportamento. É referendá-lo, incentivando-o a permanecer no equívoco da conduta. Estejamos atentos tanto aos nossos atos quanto às nossas omissões. A nossa atenção e cuidado quanto aos laços afetivos são provas de amor.

Nara Rúbia Ribeiro

Nara Rúbia Ribeiro - advogada especialista em Regularização de Imóveis, pós-graduanda e Direito Imobiliário. Atua em Goiânia - Goiás. É também editora-chefe da Revista Pazes.

Recent Posts

Filme proibido para menores de 18 anos é MAIOR ESTREIA DO MÊS no streaming; veja como assistir

Que tal um thriller psicológico que promete mexer com os nervos e a mente? "Santuário",…

1 dia ago

Esta série que acabou de chegar na Netflix está comovendo os assinantes de todas as idades

Em uma estreia recente que já está resonando com o público global, a Netflix colocou…

1 dia ago

Grupo Molejo é furtado no mesmo dia da morte do cantor Anderson Leonardo

De fato, a última sexta-feira, ontem, foi um dia difícil para o grupo Molejo. No…

1 dia ago

Calotes e despejos sem fim: QUEM SÃO e POR QUE mãe e filham moram no McDonald’s?

No coração do Leblon, uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro, uma situação…

2 dias ago

5 séries perfeitas para ver esse fim de semana na Netflix que vão te fisgar desde o 1º episódio

Nesta matéria, mergulhamos em cinco séries que estão moldando as conversas culturais e cativando audiências…

2 dias ago

Filme aplaudido de pé nos cinemas finalmente está na Netflix e você já pode assistir

Quando se trata de narrativas envolventes e performances impactantes, poucos filmes recentes capturam a essência…

2 dias ago