Diversos

Por que você deve parar de dizer ao seu filho para “ele se comportar bem”

É muito comum ouvirmos expressões de mamães e papais como as seguintes: “comporte-se bem”, “se você não se comportar bem, a gente sai do parque”, “quantas vezes tenho que mandar você se comportar bem” ou até mesmo “se você se comportar bem eu comprarei um presente”.

Mas… estamos fazendo a coisa certa? Explicamos por que você deve parar de dizer ao seu filho “seja bom” o tempo todo.

No caso deste jornalista, em muitos contextos escuto isso: parque, escola, centro comercial, espetáculos infantis, parque temático…, ouço-o muitas vezes … e pergunto-me se o pequenino realmente entende o que a mãe dele diz a ele? Tanto ouço que chego mesmo a pensar que eles não sabem o que é exigido deles, que não sabem o que devem fazer naquele momento…, visto que aquele pedido, aquele pedido, já está sendo usado então frequentemente que não faz mais sentido. , se é que alguma vez o fez.

Leia também: A revelação dos segredos da roleta mantidos pelos cassinos

Bem … onde colocamos o limite entre uma criança que se comporta bem ou se comporta mal? Uma criança realmente se comporta mal ? Ou que comportamento ou atitude pode ser resultado de fome, cansaço, tédio, necessidade de atenção? …

Refletimos se o sentido dado pelo adulto é o mesmo dado pelo menino ou pela menina …, que “se comporte bem” …, significa o mesmo para a sala de espera do médico, como para quando fazemos as compras juntos ou quando me despeço do meu filho na porta da escola …, mas realmente o que quero dizer com aquele “se comporte bem”? …, talvez que ele ainda esteja , mesmo que ele tem 5 anos e é francamente complicado, ou quer dizer que ele não larga a mão enquanto vamos às compras … ou quer dizer não me incomoda.

A melhor coisa a fazer é dizer o que realmente precisamos deles em diferentes contextos. O que é preciso é explicar a eles para onde vamos, por que vamos e como é preciso estar naquele lugar ou com aquelas pessoas.

O que podemos dizer ao nosso filho em vez de ‘comporte-se’

É importante decodificar nossa frase usual “comporte-se” e explicar de uma forma simples e clara o que esperamos que seja o comportamento . Por exemplo, usando um tom amoroso e com positividade, podemos fazer assim:

  1. ‘Agora vamos fazer compras no mercado, preciso que você se dê conta de mim assim como eu estarei de você, que você esteja ao meu lado o tempo todo. Vamos comprar frutas e um pouco de carne. Então você pode me ajudar. Então, encontraremos um tempo e um espaço para você brincar e correr, se quiser.
  2. ‘Então eu preciso que você me acompanhe ao médico, hoje não estou me sentindo bem. Aí é necessário que mantenhamos o volume baixo e que esteja o mais calmo possível. Vou trazer alguns cadernos para você pintar, se quiser. Depois, em casa, você pode brincar um pouco. ‘
  3. ‘Aproveite muito o seu dia na escola hoje! Fique atento a tudo que o professor fala e pede, para aprender muito. Jogue o máximo que puder, ao tocar e se divertir com todos os seus amigos. ‘

Se os tornamos cúmplices dessas situações, e lhes explicamos, também os estamos fazendo participar, valorizando seu acompanhamento ativo, aumentando sua autoestima , potencializando aquele vínculo seguro, explicando o que esperamos deles …, e infinitos aspectos positivos que são acrescentados se eliminarmos esse “comportamento”.

Leia também: Como brincar com seus filhos: 7 segredos para alegria a rotina com as crianças

Fonte: Guia Infantil

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

[VIDEO] Mãe “perde” recém-nascida de 6 dias no berço e encontra cena inesperada: ‘Tremi toda na hora’

Num momento inesperado que é quase uma marca registrada da maternidade, Keila Ferler Sochtig, de…

21 horas ago

Essa CENA EXCLUÍDA de Bebê Rena MUDA TOTALMENTE o final da série

Nos bastidores da série Bebê Rena da Netflix, uma revelação surpreendente transforma a visão dos…

21 horas ago

5 séries novas e fresquinhas para você assistir no streaming neste mês de maio

Entramos em maio com uma seleção irresistível de novas séries para mergulhar no streaming. Desde…

21 horas ago

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

As notícias do Rio Grande do Sul, a cada momento mais angustiam o país. Natalya…

3 dias ago

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

4 dias ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

5 dias ago