Diversos

Crianças de Madagascar estão limpando as praias de seu país e salvando tartarugas marinhas

Elas posam satisfeitas e sorriem depois de coletar centenas de lixo de plástico na praia: estamos falando de um grupo de crianças de uma vila de pescadores perto de Mahajanga, a cidade das flores em Madagascar, que todos os domingos de manhã, ao lado de voluntários da ONG ‘Mahajanga Ville Propre’, tiram algumas horas do dia para fazer o bem.

Agostino Montalti é presidente da associação italiana “Tarta Club Italia”, a maior da Itália especializada na proteção de tartarugas, que conta com mais de 400 membros. Vive em Madagascar e na aldeia que agora se tornou a sua casa.

Recentemente, ele lançou outro projeto com uma associação para a defesa do meio marinho. “Por um lado limpamos a praia, por outro protegemos as tartarugas marinhas que confundem este lixo com água-viva”, explica Montalti.

E há todo um aspecto social, que é feito pelo envolvimento da comunidade e principalmente das crianças.

Leia também: “Sinto-me realizada sem me casar ou ter filhos”: Oprah Winfrey não se arrepende de sua decisão

“São elas que, com as camisetas laranja, recolhem a maior parte do lixo. Aqui o plástico não é considerado problema e boa parte se queima”, disse. E como sempre dizemos, o plástico acaba destruindo o ecossistema marinho.

O Tarta Club Italia chegou a Madagascar em 2009 com o objetivo de salvar as espécies endêmicas e sobretudo as mais raras do mundo, a Astrochelys yniphora.

“Após alguns anos de colaboração com uma associação internacional, decidimos construir um parque dedicado à recuperação e conservação de espécies endêmicas. Em 2014 nasceu a ideia de envolver as crianças da aldeia na coleta da grande quantidade de plástico que fica abandonado na praia e acaba no mar, causando um desastre ecológico ao matar as tartarugas marinhas ”, diz Montalti.

Assim, com um quadriciclo e um carrinho, toda manhã de domingo os voluntários da associação e cerca de trinta crianças retiram, de uma vez, 250 kg de plástico. Um trabalho extraordinário que revela, no entanto, uma forte poluição e a falta de atenção das instituições ao problema.

Em 2017 a associação obteve o reconhecimento do Ministério do Interior malgaxe e foi autorizada pelo prefeito da cidade a continuar seus trabalhos. E de fato hoje a praia onde existe esta obra de recuperação por baixo tornou-se a mais visitada com mais de um milhão de presenças.

Mas as dificuldades não faltam. “Temos problemas com gerentes de praia, guarda-sóis, bares e lojistas de todos os tipos, todos regularmente abusivos, que muitas vezes me intimidam e ameaçam, até a morte, porque não gostam que eu limpe a praia. Eu os incomodo porque com a nossa consciência contínua, eles têm medo de perder a ocupação da terra”, completou.

Leia também: Caldo de “mandioca com costela” que é uma verdadeira delícia

Fonte: Green Me

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

O que o óleo industrial causou no rosto de Juju do Pix? Médico mostra resultado após cirurgia

Procedimentos estéticos “caseiros” ou feitos sem segurança podem virar um problemão anos depois — e…

10 horas ago

Já viu essa placa no trânsito? Para que serve essa sinalização que confunde motoristas

Tem placa que a gente reconhece de relance: “Pare”, limite de velocidade, radar, faixa de…

10 horas ago

Pouca gente viu esses famosos assim: imagens raras da juventude antes do sucesso

A memória é meio “seletiva”: a gente gruda a imagem de um artista em um…

10 horas ago

Todo mundo começou este suspense achando que era comum — até chegar a um final impossível de esquecer!

Tem filme que não precisa de perseguição, explosão ou meia dúzia de cenários pra te…

11 horas ago

Moçambique conta 120 mortes confirmadas em época chuvosa

Moçambique registrou cerca de 5 mil casas totalmente destruídas, 82 mil inundadas e 56 unidades…

16 horas ago

Rotinas de maquiagem fáceis para dias de trabalho agitados

  As manhãs no escritório costumam ser agitadas. Ficamos presos entre o trajeto, reuniões e…

2 dias ago