O Livro do Desassossego é, sem dúvidas, uma das mais belas obras do poeta português Fernando Pessoa, que nela aparece sob o heterônimo de Bernardo Soares, um ajudante de guarda-livros (profissional contábil) que vive em Lisboa.
Escrita no que mais se aproxima de uma prosa poética, um diário de pequenos trechos, alguns até mesmo inconclusos, a obra é permeada por temas como a vacuidade da ação, das grandes narrativas metafísicas e dos fatos históricos, mas, sobretudo, pela angústia particular, por vezes indiferença, de um homem que, não sabendo lidar com o fato de estar vivo, depositou nas sensações e na imaginação todos os seus motivos. O tédio em que vive é, antes de tudo, a sensação de que “não vale a pena fazer nada”, pois, como ele observa, toda ação exige uma dose tremenda de fé. Como dar sequência à vida diária com esta convicção imponente?
“A mania do absurdo e do paradoxo é a alegria animal dos tristes. Como o homem normal diz disparates por vitalidade, e por sangue dá palmadas nas costas de outros, os incapazes de entusiasmo e alegria dão cambalhotas na inteligência e, a seu modo, fazem os gestos da vida”.
Frente à autoconsciência, que faz dos outros apenas espectros, o que se tornam as relações sociais? Um vislumbre, assim como todos os seus aspectos: a comunicação, a arte, a escrita, a política, etc. O Livro do Desassossego, ainda que cheio de temas abordados pela filosofia, é um livro sobre as sensações de um homem que encontrou o contraponto da vida mecanicamente vivida, do cansaço e da poesia, descrevendo-o com muita lucidez.
Felizmente, a obra está disponível em domínio público, e você pode ter acesso a ela clicando aqui. Boa leitura.
A dica é do Blog COLUNAS TORTAS!
Uma senhora muito idosa, sentada em uma cadeira de praia, mantém a bengala ao lado…
Quando funcionários de um estabelecimento em Salta, no norte da Argentina, encontraram Lunita na rua,…
Selena Quintanilla já era uma das maiores estrelas da música tejana quando começou a preparar…
Um caso médico registrado no Irã chamou a atenção por uma associação pouco comum entre…
Uma peça metálica encontrada durante a limpeza da casa da avó foi suficiente para provocar…
Para quem acompanhou a televisão e o cinema no fim dos anos 1990 e ao…