Psicologia e Comportamento

3 orientações budistas para que tenhamos mais paciência com os filhos

Todo mundo já passou por isso. O filho faz uma coisa que não devia, você está num dia ruim, e quando viu já foi: gritou. Perdeu a paciência, falou o que não queria do jeito que não queria. Poucos segundos depois o arrependimento entra em cena. Que droga de mãe que eu sou, meu filho é uma criança inocente, tadinho, por que? O que eu estou fazendo de errado?

A verdade é que perder a paciência é humano, e infelizmente esse descontrole emocional acontece até com as pessoas que a gente ama mais no mundo. Só que por mais que possamos entender nossas fraquezas, e até nos perdoar por essas pisadas na bola, gritar não leva ninguém a lugar nenhum. Não resolve nada, só piora. A mãe se sente falhando, o filho fica assustado, e como método pedagógico, vamos combinar, que gritar é bem duvidoso.

Até aí tudo certo, estamos todas de acordo. Mas e agora? O que a gente pode fazer naquele momento que o sangue está subindo a cabeça? O que pensar quando estamos enfrentando os “terrible twos” e sendo desafiadas toda hora? O que pensar bem naquela hora em que o filho se recusa a calçar o sapato e você sabe que vai chegar atrasada no trabalho?

Bem, caras leitoras, fui procurar as respostas nos mestres. Com vocês, 3 princípios do budismo e da prática de meditação para quem não está mais a fim de perder a compostura.

1) Tire o foco do comportamento da criança e coloque o foco na sua reação. Claro que o comportamento indevido deve ser trabalhado, mas é preciso ter em mente que mais importante do que acontece com você, é a sua reação ao que acontece com você. Existe uma grande diferença entre responder e reagir a algo. E nosso cérebro pode ser treinado. A prática da meditação leva as pessoas a observarem seus pensamentos com mais clareza e desapego. Pensamentos são“apenas pensamentos” e nós temos a escolha entre nos engajar com eles ou deixá-los irem embora. Não está afim de meditar? Então, tente contar até 10 antes de reagir impulsivamente. Segundos de espaço entre o que aconteceu e a maneira como você vai responder ao que aconteceu fazem toda a diferença.

2) Ainda nesta linha de trabalhar na reação, a Monja Jetsunma Tenzin Palmo explica neste vídeo muito bacana, “que é muito fácil ser amoroso, amigável e gentil com pessoas que estão sendo amorosas, amigáveis e gentis com a gente.” Ou seja, é fácil ser mãe daquela criança que se comporta como um verdadeiro anjo. Mas será que se seu filho é um santinho, você pode realmente se considerar uma mãe paciente? A verdadeira paciência, aquela necessária na hora que a vontade verdadeira é explodir deve, também, ser treinada. É o grande antídoto para a raiva e um enorme virtude espiritual, independente da sua crença religiosa. E não dá para treinar paciência em situações fáceis. Para treinar a paciência precisamos de situações difíceis. Pare de encarar as dificuldades apenas um simples martírio e veja a excelente oportunidade de evoluir como pessoa. E que motivação maior e melhor para evoluir do que o amor que a gente sente pelos nossos filhos?

3) E por último, uma frase atribuída ao Dalai Lama que para mim faz o maior sentido: “Dormir é a melhor meditação”. Mente cansada é mente bagunçada. Com tanta coisa para fazer, nós esquecemos que dormir é uma função cerebral. O cérebro precisa do sono para funcionar direito, para se regular e controlar emoções. Dormir, principalmente nas horas em que ser mãe está exigindo um pouco mais das suas emoções do que o normal, é fundamental. Imagina a cena: seu filho subiu na cadeira da cozinha para alcançar um pote de balas de vidro, que caiu no chão e quebrou praticamente na cabeça dele (essa história não é fictícia 🙂 Se isso acontecesse em um dia que você estivesse bem dormida, na sua melhor forma, você com certeza teria uma reação diferente do que se exatamente a mesma coisa acontecesse num dia que você dormiu 3 horas porque o caçula passou a noite acordando com dor de ouvido. Qual a diferença entre as duas reações? Nada de mais – apenas o estado da sua mente. Sim, eu sei… ser mãe e dormir pouco são praticamente sinônimos, mas encare dormir como uma prioridade na sua vida para que as coisas deem certo. Você verá que descansada é bem mais fácil contar até 10 ao ver o pote de balas espatifado no chão.

Camila Furtado é mãe da Maria e do Gael, seus mestres espirituais para assuntos de generosidade, paciência, amor infinito, desapego e tudo que vocês pode imaginar. Ela é uma meditadora iniciante e recomenda os seguintes links para quem está no mesmo estágio que ela estava há dois anos atrás: meio cética, querendo evoluir e sem ideia por onde começar.

– Headspace.com (site e app muito bacanas para começar a meditar) e 10% mais feliz (meditação explicada e mastigada para céticos, livro delícia de ler)

Este texto foi originariamente postado no blog Tudo sobre minha mãe, a que recomendamos.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Esta série que acabou de chegar na Netflix está comovendo os assinantes de todas as idades

Em uma estreia recente que já está resonando com o público global, a Netflix colocou…

7 minutos ago

Grupo Molejo é furtado no mesmo dia da morte do cantor Anderson Leonardo

De fato, a última sexta-feira, ontem, foi um dia difícil para o grupo Molejo. No…

9 horas ago

Calotes e despejos sem fim: QUEM SÃO e POR QUE mãe e filham moram no McDonald’s?

No coração do Leblon, uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro, uma situação…

20 horas ago

5 séries perfeitas para ver esse fim de semana na Netflix que vão te fisgar desde o 1º episódio

Nesta matéria, mergulhamos em cinco séries que estão moldando as conversas culturais e cativando audiências…

20 horas ago

Filme aplaudido de pé nos cinemas finalmente está na Netflix e você já pode assistir

Quando se trata de narrativas envolventes e performances impactantes, poucos filmes recentes capturam a essência…

20 horas ago

Morre Anderson, do Molejo, no Rio de Janeiro

O cantor e compositor Anderson Leonardo, de 51 anos, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta…

1 dia ago