Psicologia e Comportamento

Você tem uma personalidade equilibrada?

Texto do site A Mente é Maravilhosa

A palavra “equilíbrio” implica maturidade, responsabilidade, harmonia e estabilidade. Você tem tudo isso em sua vida? Se sim, pode ser que você tenha uma personalidade equilibrada.

As pessoas que não possuem essa personalidade equilibrada não são pessoas felizes. É verdade que podem ocorrer coisas em nossas vidas que podem nos desestabilizar, mas é necessário voltarmos ao nosso equilíbrio, saber que, aconteça o que acontecer, nós devemos estar em harmonia.

“Temos que potencializar o equilíbrio, a maturidade, o autocontrole, e banir a tirania, a manipulação, a falta de solidariedade, o desequilíbrio e a insatisfação permanente. Tudo isso porque devemos saber desfrutar de nossa vida, dessa busca saudável e transparente pela felicidade.”
-Mª Jesús Álava Reyes-

A personalidade equilibrada se reflete nos comportamentos

Uma personalidade equilibrada implica ter uma personalidade saudável. Isso é necessário se queremos evitar comportamentos como os maus-tratos aos outros, a tirania e o narcisismo.

Quando não estamos saudáveis e nem equilibrados, isso se manifesta em nossos comportamentos. Tudo em nós tenderá a ser negativo e potencializaremos essa negatividade, porque não saberemos buscar nosso próprio equilíbrio.

O equilíbrio não é algo estático!

mulher-personalidade-equilibrada

Quando falamos de equilíbrio não estamos falando de algo perfeito, nem sequer de algo que não se move e sempre se mantém assim. O equilíbrio é outra coisa.

Como pessoas que somos, sempre mudamos, e à medida que avançamos em nossas vidas vamos aprendendo com os erros que cometemos, com as pessoas que conhecemos, etc.

Portanto, há graus de equilíbrio, porque estamos em movimento e não somos pessoas estáticas. Os fatores que existem ao nosso redor nos afetam e fazem com que sempre estejamos mudando.

O que é preciso para ter uma personalidade equilibrada?

O que é necessário, então, para ter uma personalidade equilibrada? Talvez você já tenha as coisas necessárias e não sabe disso. Vamos descobrir…

Você conhece a si mesmo? Esta pode ser uma pergunta muito óbvia, mas na verdade existem muitas pessoas que ainda não se conhecem. Tire um tempo para ficar só e refletir sobre você mesmo.

Tenha equilíbrio entre seu coração e sua mente, ou seja, você não é uma pessoa muito fria, mas também não é muito sensível. Você deve ser capaz de manejar, simultaneamente, a afetividade e a razão.

Supere as feridas do passado! Seguir vivendo com uma dor, com algo que ocorreu no passado e não se pode remediar, não fará mais do que desequilibrar nosso presente. Aprenda com seu passado e siga para o futuro.

Tenha um projeto de vida realista. O que você quer ser? Quais são suas metas? Você tem que fazer tudo isso ser real, ainda que não saiba quando vai acontecer. Pense: se você sabe o que quer e faz de tudo para conseguir, isso lhe fará uma pessoa feliz e equilibrada.

Como é sua autoconfiança? Uma autoconfiança forte, firme, segura e consciente lhe fará ser uma pessoa equilibrada. Sim, conseguir isso não é fácil, mas a segurança em você mesmo será fundamental.

Seja coerente! Se sua vida está cheia de incoerências, é possível que você se desestabilize e, como consequência, sua personalidade não estará nada equilibrada. Viva com coerência, seja coerente e as coisas serão muito mais claras.

Sua vida tem sentido? Se sua vida não tem sentido, possivelmente você não é uma pessoa equilibrada. Pense que sua vida precisa ter um sentido, um motivo pelo qual viver. O que te motiva? Pense nisso…

Se você se identificou com muitas dessas coisas que apontamos, parabéns! Você tem uma personalidade equilibrada e, portanto, se você não é feliz está a um passo de ser. Se você não se identifica com muitos desses pontos, comece a mudar. Em suas mãos está o equilíbrio, busque-o.

O equilíbrio exige uma relação saudável com você mesmo

Ter um relacionamento saudável com você mesmo é algo essencial para ter uma personalidade equilibrada. Além disso, você deve ser tolerante, respeitar a si mesmo e desfrutar das coisas simples de cada dia.

“A desconfiança em nós mesmos cria frustrações e insatisfações permanentes, nos oferece uma visão tão tendenciosa quanto errônea, e nos impede de alcançar a segurança e o equilíbrio que são tão importantes para o ser humano.”
-Mª Jesús Álava Reyes-

A verdade é que é muito fácil se sentir em harmonia consigo mesmo, com essa paz interior que você poderia chamar facilmente de “ser feliz”. Além disso, não apenas a relação consigo mesmo deve ser saudável, mas também a relação com os outros. Se você se sente bem consigo mesmo, poderá manifestar isso em suas relações interpessoais.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

8 horas ago

Charmoso, encantador e poderoso: Este é o filme mais bonito que você vai ver na Netflix essa semana

Se você está procurando uma história que aqueça o coração com doses generosas de autenticidade…

8 horas ago

5 GRANDES MENTIRAS contadas em filmes e séries que chocaram o público

Os roteiristas adoram jogar com a expectativa do público, frequentemente nos surpreendendo com reviravoltas baseadas…

8 horas ago

Morre Maddy Baloy, TikToker de 26 anos que compartilhou sua luta contra o câncer terminal

No domingo, 28 de abril, Maddy Baloy, conhecida no TikTok por sua coragem ao documentar…

10 horas ago

Cabrini revela confissão que poderia ter evitado morte de Senna

Um anúncio que jamais desejamos oferecer ecoou por todo o país: "Ayrton Senna da Silva…

1 dia ago

Filme proibido para menores de 18 anos é MAIOR ESTREIA DO MÊS no streaming; veja como assistir

Que tal um thriller psicológico que promete mexer com os nervos e a mente? "Santuário",…

5 dias ago