“A beleza está além das palavras”. Rubem Alves

Você conhece o outro pelos atos e não pelas palavras ditas e/ou escritas. O sujeito pode falar e escrever uma “coisa,” mas fazer o inverso. Aplica-se a máxima: “Faça O Que Eu Digo, Mas Não Faça O Que Eu Faço.”

Sigmund Freud, em sua sapiência descobriu que não há mentira que, repetidas vezes se sustente, posto que hora ou outra caiará em contradição. O sujeito cairá no ato falho. A verdade cai do inconsciente, pois o consciente nesse caso é falho, ou seja, o consciente é apenas a ponta do iceberg. Assim, por mais “esperta” que uma pessoa seja – ela nunca terá o domínio do inconsciente. Aqui reside sua graça ou sua desgraça. Portanto, é quase “impossível” sustentar a mentira por um longo tempo.

“Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.” Abraham Lincoln

Segundo Carl Gustav Jung, todos nós usamos personas. Personas, são às máscaras que usamos. Exemplos são muitos: a persona da mãe, do pai, da esposa, do esposo, do filho, da namorada, do namorado, do amigo, do profissional etc.

Podemos chamá-las de “personas gratas”, quando desenvolvem o seu papel de forma coerente e justa. Em contrapartida estas mesmas personas citadas acima, podem ser “personas não gratas”, quando desenvolvem suas funções de forma incoerente, injusta e/ou perversa. A pensar nas leis impostas a sociedade. As “personas não gratas” não respeitam o próximo, logo, não respeitam e não cumprem às leis.

Sêneca assim descreve a parrhêsia: “Eu gostaria de deixar ver meus pensamentos, em vez de traduzi-los pela linguagem. (…) Acima de tudo, eu gostaria de te fazer compreender que tudo que me acontecer de dizer, eu o penso, e não apenas penso, mas amo. (…) O essencial é dizer o que se pensa, pensar o que se diz; fazer com que a linguagem esteja de acordo com a conduta.” (FOUCAULT, 2001a, p.384-385).

Os “dizeres” até então silenciosos, mas que não existiam, até serem ditos, até serem enunciados como “dizeres”, até serem “acreditados”, e que só tomam a forma de “dizeres” quando se condensam no caldeirão de forças transferenciais. Sedução indispensável para que se materialize o dizer verdadeiro, de alguém que crê no que diz e ousa dizê-lo, colocando-o, com isso, à prova da escuta e do dizer verdadeiro do outro. Todavia, faça o que for o melhor para você, se você fizer o melhor para você com consciência da verdade estará agindo com boa-fé – dará o seu melhor ao outro, sem sentir necessidade de encenar e teatralizar para forçar uma verdade. Sabe-se que não existe verdade encenada – a encenação parte de uma história contada que dá margem há muitas interpretações.

Lacan diz que o inconsciente é “o capítulo de minha história que é marcado por um branco ou ocupado por uma mentira: é o capítulo censurado. Mas a verdade pode ser reencontrada; na maioria das vezes já está escrita em algum lugar” (LACAN, 1998)

Referências:

LACAN, J. (1965). A ciência e a verdade. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

Ágora (Rio J.) vol.7 no.1 Rio de Janeiro July/Jan. 2004

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

[VIDEO] Mãe “perde” recém-nascida de 6 dias no berço e encontra cena inesperada: ‘Tremi toda na hora’

Num momento inesperado que é quase uma marca registrada da maternidade, Keila Ferler Sochtig, de…

1 dia ago

Essa CENA EXCLUÍDA de Bebê Rena MUDA TOTALMENTE o final da série

Nos bastidores da série Bebê Rena da Netflix, uma revelação surpreendente transforma a visão dos…

1 dia ago

5 séries novas e fresquinhas para você assistir no streaming neste mês de maio

Entramos em maio com uma seleção irresistível de novas séries para mergulhar no streaming. Desde…

1 dia ago

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

As notícias do Rio Grande do Sul, a cada momento mais angustiam o país. Natalya…

3 dias ago

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

4 dias ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

5 dias ago