O projeto de adiamento das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi proposto pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e (aprovado pelo Senado) seguirá agora para a Câmara, onde poderá sofrer alterações, para, após aprovado, ser submetido à sanção ou veto (parcial ou integral) do Presidente da República.
No texto do PL (Projeto de Lei) 1.277/2020, a senadora propõe a prorrogação automática de prazos para provas, exames e demais atividades para acesso ao ensino superior sempre que houver reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do funcionamento regular das instituições de ensino do País.
O calendário atual do Enem prevê as provas presenciais nos dias 1º e 8 de novembro, e o exame no meio digital, nos dias 22 e 29. O texto do Senado não define uma nova data para as provas.
De acordo com o texto proposto pela senadora Daniella Ribeiro, o adiamento passa a valer em cenário de calamidade pública. No Brasil, foi decretada calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus, começando a valer em 20 de março e irá vigorar até 31 de dezembro deste ano.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, defende a realização das provas nas datas originais do exame. Após a deliberação do Senado, o ministro decidiu fazer uma “enquete” entre os inscritos para só depois deliberar se adiará ou não a prova, informando que mais de 4 milhões já se inscreveram no site para fazerem as provas.
Ministério Público
Na última sexta-feira (15/5), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nota técnica em que defende o adiamento. Segundo o órgão, a manutenção do exame durante a pandemia gera impactos desproporcionais e viola a Constituição.
Pelas redes sociais, políticos e famosos usaram a tag #AdiaEnem para pedir o adiamento das provas.
Venha conosco para nossas páginas no Facebook e Instragram.
A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara
A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou nesta terça-feira (27) novas informações sobre a morte…
Em “Amor nas Entrelinhas”, a primeira coisa que acontece não é um beijo nem uma…
Tem filme que você coloca pra ver achando que já sabe o “básico” da história…
Depois de semanas com cara de “verão sem freio” — calor forte e pouca água…
Tem dia que a gente só quer uma história que comece, pegue no tranco rápido…
Sabe aquele filme que você passa batido no catálogo e depois fica pensando “como eu…