Psicologia e Comportamento

“Se você aumentar a consciência, mudanças em sua vida vêm sozinhas”

Texto de Raquel Aldana
Do site La Mente es Maravillosa
Viver a crise com plenitude é possível, diz Jon Kabat-Zinn , promotor da atenção plena (mindfulness) no Ocidente. Além disso, diz ele, se aumentarmos a conscientização, as mudanças em nossas vidas vêm sozinhas.

E isso, embora pareça, não é uma afirmação vaga e imprecisa, quando se sabe que este pesquisador dedicou anos de sua vida a evidenciar cientificamente algo que a experiência humana já comprovou: a exploração, a introspecção e conexão profunda ajudam a gerar mudanças duradouras.

Assim, de acordo com uma entrevista concedida ao jornal espanhol La Vanguardia, graças à atenção plena, ou o que é o mesmo, graças à plena consciência, conseguimos prestar atenção ativamente ao momento presente sem julgar.

via GIPHY

“Através do desenvolvimento dessa capacidade, somos capazes de abraçar a realidade das coisas, que é cura e transformação em todos os níveis, uma vez que existe até uma transformação neurológica.”

Mindfulness não é uma coisa de gurus

Embora pareça bombástico e alternativo, por trás do termo mindfulness existe uma grande quantidade de pesquisas científicas médicas e psicológicas que sustentam que essa conjunção de meditação zen e vipassana é altamente benéfica para nós.

Os profissionais especializados e homologados no mindfulness são responsáveis por pacientes que conseguem controlar a dor crônica, a ansiedade, o pânico e outros tipos de doenças físicas e mentais.

Poderíamos dizer que a atenção plena propõe aumentar nossa consciência para alcançar uma mudança de atitude, perspectiva e vida. Não nos dizem que nos apaixonamos pela vida, mas que a aceitamos e a experimentamos como tal.

Esta é uma abordagem nova, porque praticamente todas as nossas disciplinas de saúde no Ocidente estão orientadas para a eliminação dos sintomas, o alívio do desconforto, a destruição do caos e a necessidade de ” normalidade “.

Sustentar a experiência da presença

Na escola, somos ensinados a pensar em resolver, mas, no entanto, a atenção plena procura simplesmente experimentar as experiências para alcançar a mudança ou o aprofundamento do que é a si mesmo e o que está ao seu redor.

Mudanças neurológicas após o treinamento da atenção plena ocorrem em regiões relacionadas à aprendizagem e à memória, que se ampliam. Especificamente, a amígdala é reforçada e lembre-se de que esta é a sentinela das nossas emoções, pois é responsável por reagir às ameaças e avisar o resto do nosso cérebro.

Além disso, na entrevista acima mencionada, Kabat-Zinn refere-se aos resultados que indicam uma modificação no genoma de pessoas treinadas. Descreve especificamente essas descobertas:

– Genes que têm a ver com processos inflamatórios e, portanto, com câncer, são inibidos.

– A densidade e o tamanho do cérebro, que encolhe ao longo dos anos, deixa de o fazer se meditarmos.

– Conexões neurais emergem e se multiplicam.

Conscientização do despertar

Como podemos alcançar tudo isso através da atenção plena? Qual é a verdade que transcende isso? Não há resposta para isso. É simplesmente parar de dormir e começar a ficar acordado. Sem fazer nada ou tentar mudar, apenas meditando e nos conscientizando (algo que, sem dúvida, requer muita disciplina).

Assim, por exemplo, se adotarmos os pensamentos negativos que nos fazem entrar em uma espiral prejudicial, impediremos que continuem se reproduzindo. É óbvio que nem tudo é bonito na vida, simplesmente temos que aumentar nossa consciência para parar de alimentá-lo.

“O primeiro passo para a mudança é a conscientização. O segundo passo é a aceitação “.
-Nathaniel Branden-

Porque uma mente distraída é uma mente infeliz. Somente se combinarmos e reunirmos tudo, alcançaremos saúde, bem-estar e sabedoria. Porque “o cultivo da atenção plena é um ato radical de sanidade, amor e compaixão por si mesmo”.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

As notícias do Rio Grande do Sul, a cada momento mais angustiam o país. Natalya…

2 dias ago

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

3 dias ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

3 dias ago

Charmoso, encantador e poderoso: Este é o filme mais bonito que você vai ver na Netflix essa semana

Se você está procurando uma história que aqueça o coração com doses generosas de autenticidade…

3 dias ago

5 GRANDES MENTIRAS contadas em filmes e séries que chocaram o público

Os roteiristas adoram jogar com a expectativa do público, frequentemente nos surpreendendo com reviravoltas baseadas…

3 dias ago

Morre Maddy Baloy, TikToker de 26 anos que compartilhou sua luta contra o câncer terminal

No domingo, 28 de abril, Maddy Baloy, conhecida no TikTok por sua coragem ao documentar…

4 dias ago