Psicologia e Comportamento

Psicóloga explica por que você não deve dar tudo ao seu filho se você realmente o ama

Criar um filho é uma tarefa complexa que exige encontrar um equilíbrio entre firmeza e flexibilidade, mas em todos os casos os limites são essenciais. Alguns pais e mães são tentados a satisfazer todos os desejos de seus filhos, a ceder a todos os seus pedidos e a ser excessivamente permissivos; no entanto, isso pode ter sérias consequências a longo prazo. Por isso, queremos explicar por que você não deve dar tudo ao seu filho.

Durante as últimas décadas, as tendências educacionais mudaram e a forma de ver a disciplina e as relações entre pais e filhos foram drasticamente transformadas. Estilos democráticos, respeitosos e baseados no apego foram promovidos por vários profissionais. No entanto, às vezes essas recomendações são mal compreendidas e as crianças crescem sem regras que regem seu comportamento. É aqui que vários problemas podem surgir.

São vários os motivos que levam os pais a darem aos filhos tudo o que desejam. Muitos deles pensam que esta é uma maneira de facilitar suas vidas, contribuir para sua felicidade e evitar bebidas ruins. Além disso, se esses mesmos pais cresceram em ambientes muito restritivos, eles podem não querer o mesmo para seus filhos.

Por outro lado, em alguns casos cedem por medo de confrontar menores . Há pais e mães que querem ser amigos de seus filhos e não suportam a ideia de entrar em conflito com eles. Assim, para evitar que as crianças chorem, se irritem ou recriminem sua forma de proceder, optam por dizer “sim” a tudo o que lhes é pedido.

Por fim, também é comum que até mesmo pais que queriam se manter firmes no longo prazo cedam por exaustão . As crianças podem ser muito insistentes e nem todos os dias temos a mesma força para resistir. Ao fim de um árduo dia de trabalho, permitir que seus filhos assistam à televisão um pouco mais não parece tão sério, mesmo que vá contra nossos princípios educacionais.

Por que você não deveria dar tudo ao seu filho?

O psicólogo Fredric Neuman explicou em um post da Psychology Today por que, como pai, você não deve dar ao seu filho tudo o que ele pede. Bem, isso pode levar a duas consequências importantes: baixa tolerância à frustração e falta de disciplina.

Ao longo de seu crescimento, as crianças precisam de limites e regras para orientar seu comportamento e ensiná-las a viver em sociedade. Isso implica aceitar que nem sempre alcançarão o que desejam e que às vezes é necessário aceitar uma recusa ou perseverar para alcançar um objetivo por seus próprios méritos.

Caso essa aprendizagem não ocorra, os menores podem desenvolver progressivamente a chamada síndrome do imperador e vivenciar problemas a nível pessoal, social e familiar.

Essas crianças esperam que o mundo gire ao seu redor e que tudo aconteça de acordo com seus desejos e expectativas. Quando isso não acontece, podem reagir com raiva e agressividade, sofrer grande desconforto e gerar grandes birras.

Além disso, são menores que não desenvolvem suficientemente a auto-estima, autonomia e responsabilidade ; Não aprendem a perseverar para atingir seus objetivos e, em vez disso, tornam-se vitimizadores e com tendência a reclamar.

Em suma, dar tudo a uma criança significa condená-la a ser um indivíduo infeliz, insatisfeito e incapaz de funcionar no mundo . Provavelmente fracassará na escola ou no trabalho e terá grandes dificuldades em seus relacionamentos sociais, pois seu caráter egocêntrico , rígido e pouco empático pode causar rejeição nos outros.

Evite que seu filho cresça sem limites

Talvez neste momento você não tenha certeza se as diretrizes educacionais que você aplicou até agora são apropriadas. E a melhor maneira de determinar isso é analisar os comportamentos do seu filho: você sente que ele se identifica com os seguintes comportamentos e atitudes?

1.Ele é desrespeitoso e imprudente com os outros, pensando apenas em seus próprios desejos.
2.Ele é irresponsável com suas tarefas escolares e domésticas , não é muito perseverante e incapaz de trabalhar para alcançar seus objetivos. Você sente que merece tudo sem ter que trabalhar para isso.
3.Ele tem grande dificuldade em aceitar uma recusa . Quando os limites são colocados nele, ele mostra reações emocionais intensas e reage agressivamente.
4.Não aceita as regras nem os castigos, desafia a autoridade e transgride os limites que se tentam marcar.

Se você vir seu filho refletido nas declarações acima, é importante que você comece a modificar seu estilo educacional. Definir regras não significa negar sistematicamente tudo ao seu filho ou limitá-lo apenas porque.

As orientações devem ser coerentes e consistentes e devem basear-se no objetivo de tornar a criança uma pessoa responsável e autónoma. Portanto, estabeleça com antecedência os valores que deseja transmitir e os limites que considera necessários. Desta forma, será mais fácil para você cumpri-los no dia-a-dia.

Lembre-se que com a permissividade você não está apenas criando uma criança caprichosa e com pouca gestão emocional, mas também está formando um adulto infeliz e frustrado, com grandes dificuldades em sua vida. Pela mesma razão, lembre-se de que um “não” pode ser o melhor presente que você dá ao seu filho.

Fonte indicada e autorizada: Eres Mama

Mariana Ribeiro

É amante de sagas, sonha ser cineastra e é do tipo que chora rios inteiros lendo livros. Já coleciona 14 primaveras, escreve poemas, ama Raul e Legião.

Recent Posts

Filme proibido para menores de 18 anos é MAIOR ESTREIA DO MÊS no streaming; veja como assistir

Que tal um thriller psicológico que promete mexer com os nervos e a mente? "Santuário",…

22 horas ago

Esta série que acabou de chegar na Netflix está comovendo os assinantes de todas as idades

Em uma estreia recente que já está resonando com o público global, a Netflix colocou…

22 horas ago

Grupo Molejo é furtado no mesmo dia da morte do cantor Anderson Leonardo

De fato, a última sexta-feira, ontem, foi um dia difícil para o grupo Molejo. No…

1 dia ago

Calotes e despejos sem fim: QUEM SÃO e POR QUE mãe e filham moram no McDonald’s?

No coração do Leblon, uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro, uma situação…

2 dias ago

5 séries perfeitas para ver esse fim de semana na Netflix que vão te fisgar desde o 1º episódio

Nesta matéria, mergulhamos em cinco séries que estão moldando as conversas culturais e cativando audiências…

2 dias ago

Filme aplaudido de pé nos cinemas finalmente está na Netflix e você já pode assistir

Quando se trata de narrativas envolventes e performances impactantes, poucos filmes recentes capturam a essência…

2 dias ago