Atualidades

Professora impedida de dar aulas por ser obesa ganha luta na Justiça

Com informações de R7

Após cinco anos travando uma dura luta na justiça, Mariana Justulin, que recorreu ao judiciário após ter sido impedida de tomar posse em um concurso público, realizado em 2014, pelo simples fato de ser considerada obesa, ganhou enfim a batalha.

Apesar do mérito de ter passado no concurso e de todo o esforço empreendido pela professora, os anos dispendidos para a sua formação, o tempo gasto preparando-se para o concurso, o governo de São Paulo entendeu que, por se trata a obesidade de uma doença crônica, Mariana não estava apta para o cargo. A decisão foi, inclusive, publicada no diário oficial de SP.

A posição do governo estadual, que a qualquer ouvido leigo já soaria absurda e estapafúrdia, por fim não conseguiu do poder judiciário o respaldo necessário para se fazer valer. Em 2014, Mariana teve um pedido de liminar negado, mas em 2016, quando o caso foi enfim analisado em primeira instância, a professora obteve a sua primeira vitória. Houve recurso e, agora, a decisão em segunda instância se deu, mais uma vez, em sentido favorável à professora.

O fim de todo esse processo, certamente efusivamente comemorado por Mariana, para além de uma vitória individual representa, também, um momento importante no contexto da luta travada contra o preconceito, mais especificamente contra a gordofobia, pauta cuja visibilidade não é das maiores mas que tem sido ultimamente levantada por muitos que sofrem quotidianamente as mais variadas formas de ataque e exclusão em razão puramente da própria compleição física.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Atriz de Como Treinar o Seu Dragão revela nova amputação e desabafa pela 1ª vez sobre o que viveu após lançamento do filme

Ruth Codd virou um rosto conhecido primeiro entre fãs de terror da Netflix e, mais…

1 dia ago

Acaba de entrar na Netflix: filme de ação com Mel Gibson que está deixando todo mundo vidrado

De vez em quando, a Netflix resgata um título que, fora do streaming, passou quase…

1 dia ago

Lembra dele? O ator que foi cancelado por Hollywood e decidiu trocar a indústria por um propósito espiritual

Antes de virar “queridinho” de sites cristãos e alvo de críticas em colunas progressistas, Kirk…

2 dias ago

Nova minissérie de 8 episódios com Jude Law viraliza na Netflix e deixa gigantes para trás no top global!

À primeira vista, dá para achar que Black Rabbit é “só” mais um thriller criminal…

4 dias ago