Featured

Pesquisadores brasileiros sequenciam genoma do coronavírus registrado no Brasil

Pesquisadores brasileiros necessitaram de apenas 2 dias para fazer o sequenciamento do genoma do coronavírus que chegou ao Brasil. Esse trabalho, feito em tempo record, identificará possíveis vírus semelhantes e poderá ajudar no desenvolvimento de medicação, tratamentos e vacinas eficazes ao tipo de vírus encontrado.

O estudo foi feito por cientistas do projeto Cadde, do Instituto Adolfo Lutz, ligado ao Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e à Universidade de Oxford, e apoiado pela Fapesp e pelo Medical Research Centers, do Reino Unido.

Segundo os pesquisadores, um trabalho dessa magnitude é feito, em regra, dentro de 15 dias e o record brasileiro vem sendo noticiado no mundo todo, e também festejado, uma vez que o combate ao Coronavírus é, no momento, uma grande prioridade mundial.


O sequenciamento foi feito a partir da amostra de um paciente de São Paulo, de 61 anos,que visitou a região da Lombardia, na Itália, uma das mais afetadas pelo vírus naquele país. Para se ter uma ideia da rapidez dos trabalhos, os italianos, por exemplo, ainda não disponibilizaram o resultado do sequenciamento do genoma do vírus encontrado no país.

Conforme noticiado pelo site RPA, “Com o sequenciamento, os cientistas puderam disponibilizar o resultado para um banco de dados acessado por pesquisadores de todo o mundo e, com isso, já descobriram que o vírus encontrado no paciente brasileiro se assemelha geneticamente com um genoma sequenciado na Alemanha”.

Foto: NIAID / NIH via Wikimedia Commons / Domínio público

“Uma sequência só não revela muita coisa, mas a importância é mostrar que rapidamente somos capazes de fazer e colocar isso à disposição de outros cientistas do mundo. Quanto mais genomas tivermos, mais podemos entender como a epidemia vai evoluindo no mundo. Por isso precisamos ter isso muito rapidamente”, explicou ao jornal O Estado de S. Paulo a pesquisadora Ester Sabino.

A pesquisadora Ester Sabino coordena a pesquisa que realizou o sequenciamento do genoma do coronavírus no Brasil em apenas 48 horas. (Foto: USP Imagens)

“Temos trabalhado para desenvolver uma tecnologia rápida e barata. Todos os casos que forem confirmados no Adolfo Lutz serão sequenciados. A ideia é fornecer informações que possam ser usadas para entender a epidemia em curso, para que outros cientistas possam comparar os dados. Essa cadeia de informação de todo mundo junto é importante para o mundo poder responder à epidemia”, disse Ester.

Parabéns aos nossos cientistas! Estamos orgulhosos de vocês!

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

[VIDEO] Mãe “perde” recém-nascida de 6 dias no berço e encontra cena inesperada: ‘Tremi toda na hora’

Num momento inesperado que é quase uma marca registrada da maternidade, Keila Ferler Sochtig, de…

19 horas ago

Essa CENA EXCLUÍDA de Bebê Rena MUDA TOTALMENTE o final da série

Nos bastidores da série Bebê Rena da Netflix, uma revelação surpreendente transforma a visão dos…

19 horas ago

5 séries novas e fresquinhas para você assistir no streaming neste mês de maio

Entramos em maio com uma seleção irresistível de novas séries para mergulhar no streaming. Desde…

19 horas ago

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

As notícias do Rio Grande do Sul, a cada momento mais angustiam o país. Natalya…

3 dias ago

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

4 dias ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

5 dias ago