Do site Comprazen
Namaste é uma forma de saudação. Nama significa “saudar”, as significa “eu” e te significa “você”. Portanto namaste quer dizer “eu saúdo você”. Namaste representa a crença de que há uma luz Divina dentro de cada um de nós, localizada no chakra do coração; é o reconhecimento da alma de uma pessoa pela alma de outra pessoa e frequentemente é traduzido como “a luz divina que existe em mim saúda a luz divina que existe em você”.
Esse gesto de unir as mãos diante do peito que acompanha a palavra namaste é conhecido como anjali mudra, que é um entre centenas de tipos de mudra (gestos de mãos e corpo) usados em rituais hindus, dança clássica e Yoga. Quando se une as mãos em frente ao peito, estamos literalmente conectando os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, realizando o processo da unificação, da junção das naturezas ativa e receptiva. E, na visão ióguica do corpo, o coração energético ou espiritual é visualizado como uma flor de lótus no centro do peito. O anjali mudra alimenta esse coração com sabedoria, suavemente estimulando-o a abrir do mesmo jeito como a água e a luz fazem com uma flor.
Para experimentar os efeitos transformadores desse gesto, sente-se em uma posição confortável e alongue a coluna, alinhando a cabeça. Em seguida, com as palmas das mãos abertas, vá unindo as mãos em frente ao peito vagarosamente, como se estivesse recolhendo todas as bênçãos para dentro de seu coração. Sinta o espaço sob suas axilas à medida em que alinha os cotovelos em relação aos pulsos. Alinhe sua mente (consciência), seu sentimento (coração) e suas ações (corpo) neste gesto e permaneça na postura com uma respiração suave por alguns momentos. Desfrute da experiência sentindo os efeitos positivos no estado de ânimo e em sua consciência.
No dia-a-dia, esse gesto pode ser usado como uma ponte do eu interior com a experiência externa, quando agradecemos a refeição, quando comunicamos nossa verdade em um relacionamento ou como forma de acalmar os ânimos quando nos sentimos agitados ou presos. O anjali mudra é uma forma antiga de ajudar os seres humanos a se lembrarem do dom da vida e a usá-la sabiamente.
Baseado no livro O Poder Curativo dos Mudras, Rajendar Menen, Editora Madras
Tem série que termina e você segue a vida. The Third Day termina e te…
Uma moradora de Belo Horizonte, de 42 anos, enfrenta um quadro grave de saúde depois…
Se tem um “ritual” que costuma ligar o modo defesa em muita gente, é ouvir…
Pouca gente tem a idade registrada em tantos papéis quanto Jeanne Louise Calment. Nascida em…
Se na hora de escolher a cerveja do fim de semana você e seu par…
O pós-reality nem sempre acontece fora da casa — às vezes, ele estoura no Instagram.…