Educação e Direitos Humanos

“O ser humano promessa e as causas humanas uma realidade” por João Marcos Buch

Por João Marcos Buch

A virulência contra a Constituição na parte das garantias fundamentais é algo patente. Em matéria de segurança pública, há quem defenda uma quebra ou relativização dos direitos humanos internalizados em nosso ordenamento jurídico. Perante a execução penal, seguindo a política de estado de mais de uma década, os indicativos são de menos alternativas penais, mais recrudescimento das penas e por isso de maior proximidade de colapso nacional no sistema carcerário.

Mas por mais contraditório que pareça, mesmo diante desse estado de coisas, não sinto que a causa humana foi vencida. No dia a dia, entre tantas tristezas e fatos graves costumo presenciar alguns avanços positivos. São desde pequenas coisas, como a gentileza de um sorriso a uma mãe que visita o filho na prisão, até coisas mais profundas, como a autorização de um apenado poder se despedir de seu pai no leito de morte ou de um jovem preso poder acompanhar o nascimento de seu filho na maternidade. Somos todos humanos, todos sofremos e em momentos graves de nossas vidas, quando o calo aperta, corremos o risco de nos rendermos à barbárie.

O ódio cega e machuca tanto quem o sente quanto quem o recebe, talvez mais quem o sente. Precisamos superar esse ódio, devemos com razão e solidariedade empunhar a bandeira da alteridade diante de todos aqueles que se apresentam em nossas vidas. Eu, particularmente procurarei mais e mais demandar o respeito aos direitos humanos e às leis, não arredando o pé da Constituição. E continuarei tentando trilhar o caminho da fraternidade, na busca de um mundo melhor, preenchido de esperanças, esperanças que se refletem no brilho do olhar de quem sente a presença do que é justo.

Afinal, não importa o quanto escura seja a noite, se optarmos pela vida com ética, a esperança sempre iluminará nossas utopias, ela sempre será como a mais brilhante das estrelas, que com força e persistência uma hora consegue perfurar e ultrapassar o mais espesso dos nevoeiros. Porque o ser humano é uma promessa e as causas humanas uma realidade!

Joao Marcos Buch – Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais e Corregedor do Sistema Prisional da Comarca de Joinville/SC

Recomendação da Revista Pazes:
O autor deste texto publicou diversos livros de cunho altamente humanista. Clique na imagem abaixo para conhecer esses livros.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Laudo da polícia revela agressões contra Orelha e expõe fator decisivo que levou o cão à eutanásia

A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou nesta terça-feira (27) novas informações sobre a morte…

21 horas ago

Em só 12 episódios, esse dorama ganhou o Brasil ao tocar em feridas que ninguém gosta de encarar

Em “Amor nas Entrelinhas”, a primeira coisa que acontece não é um beijo nem uma…

22 horas ago

O filme de Spike Lee com Adam Driver que incomodou muita gente e agora está na Netflix

Tem filme que você coloca pra ver achando que já sabe o “básico” da história…

22 horas ago

Ciclone avança e chuva pode passar de 100mm: duas regiões do Brasil entram em alerta nesta quinta e sexta (29)

Depois de semanas com cara de “verão sem freio” — calor forte e pouca água…

22 horas ago

Essas 7 séries curtinhas da Netflix acabam rápido demais — e é exatamente por isso que viciam

Tem dia que a gente só quer uma história que comece, pegue no tranco rápido…

2 dias ago

Esse filme acabou de cair no streaming e deixa claro por que Peter Dinklage é muito maior do que Hollywood admite

Sabe aquele filme que você passa batido no catálogo e depois fica pensando “como eu…

2 dias ago