Artes

Escultura do século 18 mostra uma rede de mármore entalhado que tem encantado internautas

Não há como passar desatento por esta belíssima escultura, não é mesmo? O mármore, em sua natureza bruta, já é belíssimo, quanto mais se tocado pelas mãos dos mestres escultores do século XVIII. No caso desta escultura de Queirolo, a beleza é capaz de tocar a alma.

O escultor Francesco Queirolo (1704-1762), nascido em Gênova, formou-se com Giuseppe Rusconi em Roma durante o período barroco e esculpiu as estátuas de São Carlos Borromeu e São Bernardo na fachada de Santa Maria Maggiore .

Em 1752, na Cappella Sansevero em Nápoles, Queirolo começou a trabalhar em Il Disinganno ( A desilusão) ou The Release from Deception , que foi dedicado por Raimondo di Sangro a seu pai Antonio, duque de Torremaggiore.

A escultura foi feita em um único bloco sólido de mármore e nos apresenta uma rede de pesca, esculpida com detalhes delicados e inacreditáveis, colocada sobre um homem, de frente para um anjo. A delicadeza e o detalhamento da rede se tornaram legado do artista e, ao longo dos séculos, deixaram maravilhados quem viu a escultura.

Queirolo demorou sete anos a terminar e fez tudo sozinho, sem oficina, aprendiz ou artesãos com perícia no polimento de mármore. Mesmo escultores especializados se recusaram a tocar na delicada rede com medo de danificá-la ou quebrá-la, segundo o Museu da Capela de Sansevero.

Dependendo do observador, o simbolismo mostrado na escultura pode ser interpretado como bíblico ou profano: um anjo parado em um globo desembaraça um pescador preso em uma rede de pesca.

Segundo o Museu, a rede simboliza o pecado. O anjo desenreda a rede e liberta o homem, livrando-o de seus pecados e oferecendo-lhe uma Bíblia que repousa a seus pés. Queirolo acentua a ideia de libertação ao adicionar uma passagem em latim que diz: “Vou quebrar tua corrente, a corrente das trevas e da longa noite da qual és escravo, para que não sejas condenado com este mundo”.

A escultura também inclui símbolos seculares, como a chama na cabeça do anjo, que representa o intelecto humano e o globo significa paixões mundanas. No conjunto, os símbolos correspondem à dedicação de Raimondo ao pai, à ideia de “fragilidade humana, que não conhece grandes virtudes sem vício”.

Fonte: The Mind

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

As notícias do Rio Grande do Sul, a cada momento mais angustiam o país. Natalya…

2 horas ago

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

1 dia ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

2 dias ago

Charmoso, encantador e poderoso: Este é o filme mais bonito que você vai ver na Netflix essa semana

Se você está procurando uma história que aqueça o coração com doses generosas de autenticidade…

2 dias ago

5 GRANDES MENTIRAS contadas em filmes e séries que chocaram o público

Os roteiristas adoram jogar com a expectativa do público, frequentemente nos surpreendendo com reviravoltas baseadas…

2 dias ago

Morre Maddy Baloy, TikToker de 26 anos que compartilhou sua luta contra o câncer terminal

No domingo, 28 de abril, Maddy Baloy, conhecida no TikTok por sua coragem ao documentar…

2 dias ago