A ideia, no geral, que temos a respeito do budismo (e dos budistas) parece incompatível com a perspectiva de que sofram, como o resto da humanidade, com problemas como a ansiedade. O que pensam os budistas sobre ansiedade, afinal? Como lidam com ela? Como se tornam capazes, se é que realmente se tornam, de neutralizar ou minimizar seus efeitos?
Sobre essas e outras questões, Monja Coen discorre no vídeo abaixo, apontando para modos de enxergar o problema e técnicas para nos fazermos mais presentes no nosso quotidiano, para nos ocuparmos menos com o futuro. Dentre outras coisas, a monja ressalta a importância da meditação.
“Caminhe. Faça meditação caminhando. Ande na sala. Está com ansiedade? Começa a andar e invocar a paz. Eu invoco pela tranquilidade. Que cada passo meu seja um paço em direção à presença absoluta”, sugere a monja. A frase, segundo ela uma reflexão do monge Thich Nhat Hanh, de certo modo sintetiza a postura dos budistas em relação à questão.
Confira o vídeo na íntegra:
》》》Você se considera uma pessoa ansiosa? Saiba que temos mais de 18 milhões de brasileiros diagnosticados com o transtorno da Ansiedade. Fora os milhões que ainda não buscaram ajuda e não foram diagnosticados. Clique aqui para conhecer um método com técnicas de PNL e Coaching e acabe de vez com esse problema.《《《
A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou nesta terça-feira (27) novas informações sobre a morte…
Em “Amor nas Entrelinhas”, a primeira coisa que acontece não é um beijo nem uma…
Tem filme que você coloca pra ver achando que já sabe o “básico” da história…
Depois de semanas com cara de “verão sem freio” — calor forte e pouca água…
Tem dia que a gente só quer uma história que comece, pegue no tranco rápido…
Sabe aquele filme que você passa batido no catálogo e depois fica pensando “como eu…