Dez mil voluntários, militantes em defesa do meio ambiente, examinaram o lixo nas costas de 42 países em setembro de 2018 e concluíram: Coca-Cola, Pepsi e Nestlé são as marcas que mais favorecem a polução dos oceanos com materiais plásticos.
Dos mais de 187 mil objetos de plástico recolhidos pelos voluntários em países como Filipinas, Tailândia, Vietname, Austrália, Chile, Estados Unidos, Portugal e Espanha, 65% eram embalagens de produtos de grandes corporações mundiais, sendo que a maioria correspondia às marcas mencionadas.
Para Hernandez, coordenador do movimento Break Free from Plastic, é preciso “exigir às empresas por trás destas marcas de consumo de massas que parem o mau hábito de sobre-embalar os seus produtos e que invertam a procura pelo plástico”. As marcas, segundo ele, “têm de escolher se são parte do problema ou da solução”.
É muito importante, claro, que cada um, individualmente, se fiscalize e evite ao máximo o consumo desnecessário de materiais como o plástico, que não são biodegradáveis e levam muitos anos para serem decompostos na natureza, mas, para serem eficazes, esses esforços individuais precisam se somar à pressão para que os maiores poluidores do planeta revejam as suas práticas.
Com informações de The UniPlanet
Tem filme que dá susto, tem filme que dá vontade de pausar pra respirar… e…
Tem filme de sobrevivência que usa a natureza só como pano de fundo. O Cânion…
Tem gente que entra em pânico quando o celular cai pra 1%. Oxygen pega essa…
Tem filme que usa o frio como “cenário bonito”. Vingança Abaixo de Zero vai por…
A internet trouxe praticidade, economia de tempo e acesso a uma infinidade de produtos com…
Descubra como a dirofilariose afeta o organismo dos cães, quais sinais exigem atenção imediata e…