Anna Luisa Beserra é uma inventora que ganhou o prêmio Young Earth Champions, oferecido pela Organização das Nações Unidas (Organização das Nações Unidas), pela criação de um filtro que purifica água com a energia fornecida pela luz solar.
O prêmio é dado a jovens empreendedores com idade de 18 a 30 anos com ideias capazes de resolver grandes problemas ambientais.
Ana é a primeira brasileira a ganhar o prêmio mundial, no ano de 2019.
A ideia partiu ainda no seu ensino médio, com o objetivo de projetar um produto para o Prêmio CNPq Jovens Cientistas (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com apenas 15 anos.
Na faculdade e Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela passou a aperfeiçoar o projeto que ganhou o nome de Aqualuz.
O aparelho purifica a água da chuva capturada por cisternas em regiões rurais por meio da radiação solar, que durante determinado período de exposição elimina os microrganismos causadores de doenças, sem contaminação química. Quando a água está apta ao consumo, a cor do indicador muda.
Esse inovador sistema é super independente, apenas dependente da luz do Sol, e muito duradouro, com 20 anos de vida útil, sem necessidade de manutenções ou eletricidade.
Foram cerca de 6 anos para se desenvolver e atualmente são 5 estados com Aqualuz, com mais de 250 famílias, mais de 500 beneficiários.
Esse projeto revolucionário proporciona qualidade vida à pessoas carentes sem saneamento básico. Viva essa iniciativa!
Fonte indicada e adaptada: NATION
Tem dia em que a gente só quer ligar a TV, colocar a Netflix e…
Ruth Codd virou um rosto conhecido primeiro entre fãs de terror da Netflix e, mais…
De vez em quando, a Netflix resgata um título que, fora do streaming, passou quase…
Antes de virar “queridinho” de sites cristãos e alvo de críticas em colunas progressistas, Kirk…
Quem olha para Grimes só como “a ex de Elon Musk” perde de vista o…
À primeira vista, dá para achar que Black Rabbit é “só” mais um thriller criminal…