Literatura

Biblioteca particular de Fernando Pessoa disponível online

A biblioteca que pertenceu a Fernando Pessoa (1888-1935) – os livros que comprou, recebeu de amigos, ganhou, herdou, editou, leu e profusamente anotou – constitui o maior valor da Casa Fernando Pessoa. A Biblioteca Particular de Pessoa – cerca de 1300 títulos no total, mais de metade em língua inglesa – é o nosso espólio mais valioso e que está na origem da fundação da Casa Fernando Pessoa em 1993.

A Casa Fernando Pessoa é assim originalmente um espaço de e para a leitura: um espaço que nasceu do interior dos livros. Colocam-se questões como: que livros leu Pessoa? Que autores escolheu? Como se podem ver esses traços naquilo que escreveu?

Uma biblioteca desta importância é patrimônio da humanidade. Trata-se de uma biblioteca aberta ao infinito da interpretação – bela, surpreendente e instigante, como tudo o que Fernando Pessoa criou. Usufruam-na.

Ao longo dos últimos anos só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia uma consulta à Biblioteca pessoal do poeta. Agora, todo esse acervo, constituído por 1140 volumes e pela coleção de manuscritos (ensaios e poemas) deixados pelo próprio poeta nas páginas desses livros passa a estar disponível online.

A inovação agora introduzida faz com que esta seja a primeira biblioteca portuguesa integralmente digitalizada. Deste modo, é facultado a todos os leitores, em qualquer parte do globo, o acesso ao importante legado de uma das figuras maiores da cultura portuguesa.

No âmbito deste projeto todas as páginas de cada volume foram digitalizadas e disponibilizadas para consulta página a página ou após o download de uma obra completa na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa.

Para além da possibilidade de consulta de cada livro por autor, por ano ou por ordem alfabética, faculta-se ainda a classificação por categorias temáticas.

Para facilitar a compreensão da biblioteca como um todo, foram destacadas as páginas que incluem manuscritos do próprio Fernando Pessoa e foram adicionadas interpretações sobre as suas motivações para a aquisição de determinadas obras.

Este acesso à Biblioteca Particular de Fernando Pessoa foi possível graças a uma combinação de esforços da Casa Fernando Pessoa, de uma equipe internacional de investigadores e da Fundação Vodafone Portugal que acompanhou e apoiou a iniciativa.

Acesse aqui o acervo
Biblioteca Particular de Fernando Pessoa

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Morre Anderson, do Molejo, no Rio de Janeiro

O cantor e compositor Anderson Leonardo, de 51 anos, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta…

59 minutos ago

Filme que acabou de chegar na Netflix vai renovar sua fé e injetar doses altíssimas de esperanças e amor

Quando a Netflix adiciona um novo filme ao seu catálogo, desperta a curiosidade dos espectadores,…

1 dia ago

Família que só ‘anda de quatro’ deixa cientistas chocados, pois não deveriam “sequer existir”

Em um mundo onde o avanço científico parece inabalável, algumas narrativas desafiam nossa compreensão de…

1 dia ago

Mulher de 60 anos vence Miss Universo Buenos Aires e revela seus maiores truques de beleza

Olha só que legal: Alejandra Marisa Rodríguez, aos 60 anos, foi coroada Miss Universo Buenos…

1 dia ago

Viralizou: Passageira ‘plus size’ se recusa a ceder assento extra (que ela pagou) para criança durante voo

À medida que os aviões decolam para os destinos mais cobiçados das férias, os ares…

1 dia ago

Agora na Netflix: obra-prima de Steven Spielberg com Meryl Streep e Tom Hanks hipnotiza desde o 1º minuto

Se você é um aficionado por cinema e ainda não assistiu a The Post: A…

2 dias ago