Olhar para o céu e se deparar com a Lua brilhando em plena luz do dia pode causar estranhamento. É comum associarmos nosso satélite natural apenas à noite, mas a verdade é que ele está presente no céu diurno com a mesma frequência.
E não, não se trata de nenhum fenômeno sobrenatural ou conspiração governamental, como alguns brincam nas redes sociais. A explicação é bem mais simples e está ligada à dança celestial entre a Terra, a Lua e o Sol.
Recentemente, uma foto da Lua em um céu azul claro viralizou na internet, gerando debates acalorados sobre a veracidade da imagem. Muitos se mostraram surpresos com a possibilidade de ver a Lua durante o dia, revelando um desconhecimento sobre os movimentos celestes que regem nosso planeta.
Mas a ciência explica: a Lua não é um astro exclusivo da noite, e sua aparição diurna depende de fatores como sua fase, posição em relação à Terra e ao Sol, e até mesmo as condições climáticas.
A NASA, através da geóloga planetária Sarah Noble, esclarece essa questão. Em um vídeo educativo, Noble desmistifica a ideia de que a Lua pertence apenas à noite, explicando que ela passa metade do tempo em nosso céu diurno.
A cientista destaca que, durante a Lua cheia, por exemplo, ela se encontra em oposição ao Sol, o que permite que sua face iluminada seja vista mesmo durante o dia.
Outro ponto importante é que a Lua nasce cerca de 50 minutos mais tarde a cada dia. Esse atraso gradual faz com que ela eventualmente apareça no céu durante o dia, em diferentes horários, ao longo de seu ciclo.
Observar a Lua em plena luz do dia exige, portanto, um pouco de atenção e planejamento. Noble, inclusive, incorporou essa observação em sua rotina, sincronizando seus passeios de bicicleta com os momentos em que a Lua está visível.
Leia também: O animal que você escolher neste teste revela como você lida com seus desafios do dia a dia
Compartilhe o post com seus amigos e familiares! 😉
Tem filmes que já começam pequenos, num cenário quase silencioso, mas vão empilhando cenas até…
Tem filme sobre maternidade que vem embalado em clichê, e tem A Melhor Mãe do…
Quem caminha hoje por uma área tranquila de Berlim, entre prédios residenciais e um estacionamento…
Se você abriu o celular hoje e viu mensagens dizendo que “idosos agora têm direito…
No meio da movimentação pré-feriado de Ação de Graças em Washington, a região ao redor…
Enquanto todo mundo foca em amigo secreto, ceia e viagem de fim de ano, a…