A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) irá sediar, nos dias 9 e 10 de novembro, o colóquio “Hannah Arendt: A questão das migrações e os Direitos Humanos”.
A iniciativa é coordenada pelo Centro de Estudos Hannah Arendt e reunirá professores de diversas outras faculdades, como da PUC-RJ, da UERJ, da UFG e da Freie Universität Berlin, além de pós-graduandos da casa. O evento buscará discutir essa temática à luz do pensamento arendtiano, que têm sido redescoberto nas últimas décadas pelos pesquisadores.
O encontro ocorrerá das 14 às 21 horas, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH, nas salas 14 e 08, e irá fornecer certificados mediante inscrição prévia, que poderá ser feita através deste site. O evento é gratuito e aberto ao público, não sendo necessário a inscrição para participar.
O tema das imigrações contemporâneas volta a ganhar destaque na sociedade devido às cenas chocantes envolvendo refugiados de guerra, o crescimento da população muçulmana na Europa e de latino-americanos no Brasil e EUA, além de movimentos de extrema-direita hostis a esses grupos.
Hannah Arendt procurou teorizar as questões que envolvem a imigração em algumas de suas obras, como em Origens do Totalitarismo e nos Escritos Judaicos, buscando entender as questões e as consequências da imigração no campo do Direito, da Filosofia, da Economia e da Educação.
Você pode conferir toda a programação aqui.
Serviço
O quê: colóquio “Hannah Arendt: A questão das migrações e os Direitos Humanos”.
Onde: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP, prédio de Ciências Sociais e Filosofia, nas salas 14 e 08.
Quando: dias 9 e 10 de novembro, das 14h às 21h.
Dúvidas: enviar um e-mail para centrodeestudos@hannaharendt.org.br
Abaixo, o panfleto oficial do evento com os temas abordados em cada apresentação:
Tem série que chama atenção pelo crime, pela investigação ou pelo susto. Dilema prende por…
Nicole Kidman voltou ao suspense em uma produção que aposta em crimes violentos, segredos antigos…
A notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o andamento de milhares de…
Por anos, Robin Williams foi visto pelo público como um artista de energia rara, daqueles…
Tem teste visual que parece brincadeira de internet, mas prende justamente porque mexe com uma…
Medo de avião já rende tensão por conta própria. Em The Twilight Zone, esse desconforto…